Gyokeres lançou dois 'Potes' rumo ao título: Notas do Sporting-Vitória SC

Avançado sueco regressou aos golos, bisou e beneficiou do instinto do companheiro de equipa para deixar o clube de Alvalade a duas vitórias do regresso ao Marquês de Pombal para festejar o título.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
22/04/2024 07:18 ‧ 22/04/2024 por Rodrigo Querido

Desporto

Análise

'Cheira bem, cheira a Lisboa' já dizia Amália Rodrigues. Este fado retrata a cidade de Lisboa e pode muito bem retratar aquilo que se passa para os lados do Estádio de Alvalade. A noite de domingo deixou o Sporting um passo mais perto de sentir o título de campeão.

Diante de mais um obstáculo rumo ao objetivo final, o Sporting estreou um novo equipamento que faz uma homenagem aos 60 anos da conquista da Taça das Taças frente ao MTK Budapeste. Com a habitual mestria a que já nos habituou, o conjunto leonino passou o difícil teste na receção ao Vitória SC e levou de vencida os vimaranenses por 3-0. O triunfo nesta 30.ª jornada da I Liga deixou os verde e brancos a duas vitórias do regresso ao Marquês de Pombal.

Sob um clima de euforia e uma enchente como há muito não se via em Alvalade, os leões começaram a construir a vitória na primeira parte, mas não sem antes terem de 'desmontar' o adversário. Pedro Gonçalves vestiu a pele de jogador mais decisivo desta partida, estando ligado aos três golos dos leões.

Em cima do minuto 30, o internacional português abriu a contagem em Alvalade, antes de servir Gyokeres para o regresso aos golos do sueco após cinco jogos de 'seca'. Já na etapa complementar, o médio fez um passe fantástico na jogada do 3-0, concretizada por Viktor Gyokeres. Foi mais um 'Pote' de fumo a juntar a uma festa que parece escrita.

Entre mexidas de um lado e do outro, encontro foi perdendo motivos de interesse na reta final. De Alvalade fica um triunfo que deixa o Sporting a 'cheirar' a vitória final no campeonato. A quatro partidas do fecho da temporada, o clube de Alvalade está a apenas duas vitórias de um título que venceu pela última vez em 2020/21.

Mas vamos às notas da partida:

Figura

Pedro Gonçalves esteve ligado aos três momentos que decidiram o encontro. Marcou, fez a assistência e teve um passe fantástico na jogada do 3-0. Teve alguma sorte no ressalto que deu origem ao seu golo, mas fez por justificar ter o seu nome na lista de goleadores.

Surpresa

Terminou a seca de Gyokeres e logo com dose dupla. Fez da já habitual aceleração a arma para 'destruir' os rivais, deixando a sua marca forte neste jogo ao marcar em duas alturas cruciais do encontro.

Desilusão

Bastou um erro de Manu Silva para abrir a porta à derrota do Vitória SC em Alvalade. Ainda que não tenha sido o principal culpado pelo desaire, o defesa falhou o alívio para longe da área vitoriana e Pedro Gonçalves chamou-lhe um 'figo'.

Treinadores

Rúben Amorim:

Mais uma exibição de mão cheia do Sporting. Obrigado a fazer uma mexida no onze inicial por culpa da suspensão de Diomande, o técnico viu a sua equipa responder com um triunfo justo. Ainda que tenham demorado a abrir o marcador, os leões não permitiram que o rival da última noite criasse muitas ocasiões de perigo. Marcar a fechar a primeira parte e a abrir a segunda revelou-se fundamental para segurar este triunfo tranquilo.

Álvaro Pacheco:

Deixar Jota Silva no banco de suplentes foi uma aposta arriscada. O avançado é, sem sombra de dúvidas, pedra fulcral do ataque dos minhotos e colocá-lo no banco de suplentes numa partida desta envergadura revelou-se uma ideia errada por parte do técnico. Sem o internacional português, o Vitória SC criou pouco perigo e acabou por sofrer três golos antes da substituição.

Arbitragem

Nada a apontar ao trabalho da equipa de arbitragem liderada por Cláudio Pereira. Estiveram bem no lance do golo anulado a Marcus Edwards e a descortinar o fora de jogo a Afonso Freitas, numa jogada que poderia ter terminado em penálti para os minhotos. 

Leia Também: Entre tiki-taka e regressos, Sporting vence Vitória e 'acaricia' o título

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Francisco J. Marques 'arrasa' Villas-Boas sobre Anselmi: "Amadorismo"

FC Porto

Francisco J. Marques 'arrasa' Villas-Boas sobre Anselmi: "Amadorismo"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1947
2Benfica1941
3FC Porto1840
4Sp. Braga1834
5Santa Clara1831
6Casa Pia1930
7Vitória SC1826
8Rio Ave1923
9Moreirense1923
10Gil Vicente1822
11Estoril1821
12Famalicão1921
13Arouca1919
14C.D. Nacional1919
15Estrela1917
16Farense1915
17AVS1815
18Boavista1812
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Esta marca automóvel entrou em Portugal em 2024 e não é chinesa

KGM

Esta marca automóvel entrou em Portugal em 2024 e não é chinesa

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas