O Sporting conta com possibilidades para se sagrar campeão nacional já este fim de semana, no Clássico frente ao FC Porto, embora precise também da 'ajuda' do Benfica. Em caso de triunfo no Estádio do Dragão, este domingo, após uma eventual derrota das águias, este sábado, frente ao Sporting de Braga, os leões acabariam mesmo por conseguir 'roubar' um estatuto exclusivo do FC Porto no que toca a festejar a conquista de uma Liga no reduto de um rival.
De acordo com o jornal A Bola, os dragões já garantiram matematicamente o título no estádio de um dos concorrentes diretos por cinco ocasiões, sendo que três aconteceram frente ao Benfica e duas diante do Sporting.
A primeira ocasião aconteceu em 1939/40, quando o FC Porto venceu na casa do Benfica por 3-2, nas contas da última jornada, sendo que a segunda vez ocorreu apenas na década de 90. Em 1994/95, no primeiro ano do penta, os azuis e brancos derrotaram o Sporting em Alvalade, por 1-0, seguindo-se outra festa no reduto dos leões, em 1989/99, precisamente no ano do primeiro penta.
Já no século XXI, os dragões acabaram por provocar a desilusão do Benfica na Luz em 2010/11, curiosamente com André Villas-Boas no comando técnico (1-2), repetindo o feito onze anos depois, em 2021/22, com um triunfo ao cair ao pano (0-1).
Caso o Benfica vacile frente ao Sporting de Braga, este sábado, abre-se a possibilidade de o Sporting fazer a festa no Dragão, este domingo, diante do FC Porto, que acabaria, assim, por perder a exclusividade do registo de saber o que é celebrar um título na casa de um rival.
Leia Também: Sol no Dragão e chuva na Luz. Quão provável é o Sporting ser campeão já?