Helton Leite, ex-guarda-redes de Benfica e Boavista, concedeu esta quinta-feira uma extensa entrevista ao jornal italiano Mondo Sportivo, na qual, entre outros temas, deixou rasgados elogios a Jorge Jesus, que o orientou no clube da Luz.
Questionado acerca do jogador e do treinador que o marcaram mais ao longo da carreira, o brasileiro apontou o compatriota Jefferson, que que foi colega de equipa no Botafogo, e recordou os nomes de Jorge Jesus e Ricardo Gomes.
"Quanto a treinadores, acho que tive dois muito importantes. O primeiro foi o Ricardo Gomes no Botafogo. Alguém que me amava e acreditava muito em mim, uma pessoa especial com quem tive a oportunidade de conviver e ser treinado. Depois, Jorge Jesus pela sua qualidade, pelo seu conhecimento do futebol e pela forma especial como trabalha. São pessoas que marcaram muito o meu percurso", afirmou Helton Leite.
Em final de contrato com os turcos do Antalyaspor, o guarda-redes, de 33 anos, partilhou os seus planos para o futuro.
"Desde que comecei a jogar futebol, aspiro e sonho jogar numa das principais ligas europeias. A Itália é um país especial, onde tenho muitos amigos e a minha mulher é de ascendência italiana. É claro que nos imaginamos a viver e a jogar em Itália", vincou.
Helton Leite foi também questionado acerca do jogo entre Turquia e Portugal, no Euro'2024, e apontou os comandados de Roberto Martínez como favoritos na partida.
"Será um jogo muito interessante e certamente muito disputado. Apesar do conhecimento tático de Montella, a Turquia assenta muito na qualidade técnica individual dos seus jogadores, que jogam nos melhores clubes do mundo. Será difícil para Portugal, mas os portugueses têm uma equipa cheia de talento. Embora veja Portugal como favorito, não consigo apontar um vencedor claro. A Turquia tem tudo para fazer um Campeonato da Europa de qualidade", finalizou.
Leia Também: Não há espaço para mais ninguém. Sporting-Portimonense esgota Alvalade