Benfica não passa em Famalicão e 'oferece' o título ao Sporting

Derrota no Minho acaba com as possibilidades matemáticas de os encarnados ultrapassarem os eternos rivais.

Notícia

© Miguel Pereira/Global Imagens

Carlos Pereira Fernandes
05/05/2024 22:27 ‧ 05/05/2024 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

I Liga

O Sporting é, oficialmente, o novo campeão nacional, fruto da (surpreendente) derrota sofrida, ao início da noite deste domingo, pelo Benfica, no Estádio Municipal de Famalicão, por 2-0, que sentencia, de uma vez por todas, as contas da temporada de 2023/24 do principal escalão do futebol português.

Puma Rodríguez  e Zaydou Youssouf marcaram os golos que fizeram a diferença, e que deixaram os encarnados a oito pontos da liderança, numa altura em que restam apenas duas jornadas por disputar, o que significa que, aconteça o que acontecer, daqui em diante, já não há ultrapassagem possível.

‘Loucura’ adiada por centímetros

A partida era potencialmente determinante para o desfecho do campeonato nacional, e não deixou a desejar, com um arranque frenético. Tão frenético que, nove minutos depois do apito inicial, a equipa de arbitragem liderada por João Gonçalves já tinha anulado dois golos, um para cada lado.

A primeira ‘vítima’ foi Ángel di María, que desviou a bola para o fundo da baliza adversária após um bom trabalho de Marcos Leonardo, mas estava nove centímetros adiantado. A segunda foi Jhonder Cádiz, cuja festa foi travada por 41 centímetros. Estava, assim, dado o mote para o que viria.

A seguir, foi a vez de ambos os guarda-redes brilharem. Marcos Leonardo cabeceou para uma grande defesa de Luiz Júnior, aos 18 minutos, e, na resposta, foi Zaidou Youssouf a ‘disparar’ para as mãos de Anatoliy Trubin. Já aos 27 minutos, entrou em ação… o poste da baliza encarnada, que negou o tento a Puma Rodríguez.

Estava instalada a ‘loucura’, mas, aos poucos, os homens de Roger Schmidt conseguiram colocar algum ‘gelo’ no jogo. Com mais serenidade, dispuseram, inclusive, de mais uma oportunidade para desfazer o nulo, mas Luíz Júnior voltou a dizer ‘presente’, ao desviar o remate de Ángel di María.

Puma ‘caçou’, leão festejou

O nulo ao intervalo afastava o Benfica, definitivamente, da luta pelo título de campeão nacional, pelo que Roger Schmidt não hesitou em fazer três alterações de uma assentada só, fazendo entrar Florentino Luís, Rafa Silva e Arthur Cabral para o lugar de Orkun Kokçu, David Neres e Marcos Leonardo.

Rafa Silva entrou particularmente ‘endiabrado’, e, aos 53 minutos, ficou mesmo perto de fazer o gosto ao pé, mas a bola esbarrou nas mãos de Luíz Júnior. Cinco minutos depois, foi Ángel di María quem ficou à beira de ‘desfazer o nó’, mas, com tudo para marcar, acertou no poste. O aviso estava dado.

Em apuros, Armando Evangelista ‘contra-atacou’, lançando Sorriso para o lugar de Chiquinho. Uma alteração que deu outra clarividência ao ataque minhoto, reaproximando-o da baliza contrária. Foi então que, aos 71 minutos, o nulo foi, finalmente, desfeito, graças a um remate certeiro de Puma Rodríguez, a passe de Gustavo Sá.

Tudo parecia perdido para as águias… mas o cenário ainda tinha maneira de piorar. Já aos 81 minutos, foi Zaidou Youssouf a sentenciar o jogo, fruto de uma saída em falso dos adversários, numa altura em que estes procuravam, tudo por tudo, evitar a derrota. Algo que, no entanto, não foi possível.

Feitas as contas, com este resultado, o Benfica permanece na segunda posição, com 76 pontos, agora, a oito pontos da liderança, quando, na melhor das hipóteses, pode fazer mais seis, pelo que já não tem como apanhar o Sporting. O Famalicão, por seu lado, é oitavo classificado, com 39 pontos conquistados ao cabo de 39 jornadas.

Momento do jogo: No melhor pano, cai a nódoa. Precisamente na altura em que o Benfica apresentava a sua versão mais acutilante, Puma Rodríguez, recebeu a bola e ‘disparou-a’ para o fundo das redes à guarda de Anatoliy Trubin, abrindo caminho a um resultado que selou as contas do campeonato nacional.

Onzes

Famalicão: Luíz Júnior; Martín Aguirregabiria, Enea Mihaj, Justin de Haas, Francisco Moura; Zaydou Youssouf, Mirko Topic, Gustavo Sá; Chiquinho, Puma Rodríguez e Jhonder Cádiz.

Benfica: Anatoliy Trubin; Fredrik Aursnes, António Silva, Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras; João Neves, Orkun Kokçu, João Mário; Ángel Di María, David Neres e Marcos Leonardo.

Antevisão

O Benfica visita, este domingo, o Famalicão, no encontro de encerramento da 32.ª jornada da I Liga, sabendo de antemão que qualquer resultado que não seja a vitória fará, automaticamente, do Sporting o novo campeão nacional.

Os encarnados ocupam a segunda posição da tabela, com 76 pontos, menos oito do que o líder, o eterno rival, numa altura em que tem apenas mais três jogos pela frente, pelo que um eventual 'deslize' o deixará matematicamente impossibilitado de levar a cabo uma ultrapassagem.

Pela frente, a equipa orientada por Roger Schmidt vai ter um Famalicão que, por um lado, já tem a manutenção garantida, e, por outro, já não tem ambições de alcançar os lugares europeus, depois de uma sequência de quatro partidas consecutivas sem vencer.

O Famalicão-Benfica terá lugar no Estádio Municipal de Famalicão, irá contar a arbitragem de João Gonçalves, juiz da Associação de Futebol de Porto, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h30 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Famalicão-Benfica: Deslize das águias motivará festa... em Lisboa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Pai de Neymar reage a vídeo sensual de Fernanda Campos... 'ex' do filho

Neymar

Pai de Neymar reage a vídeo sensual de Fernanda Campos... 'ex' do filho

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1740
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14C.D. Nacional1716
15AVS1715
16Arouca1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

O pedido de Ayrton Senna que mudou o automobilismo para sempre

Automobilismo

O pedido de Ayrton Senna que mudou o automobilismo para sempre

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas