O futebol argentino está, este domingo, de luto pela morte daquela que era uma das maiores referências da sua história, César Luis Menotti, o homem que conduziu o país à conquista do Campeonato do Mundo de 1978, disputado em 'casa'.
A notícia foi dada pela própria Federação Argentina de Futebol (AFA), através de um comunicado publicado nas redes sociais, ao final da tarde, no qual assumiu uma "enorme tristeza" pelo falecimento daquele que ocupava, até este momento, o cargo de diretor das seleções nacionais do organismo.
O antigo treinador, de 85 anos de idade, esteve, recentemente, hospitalizado, em Buenos Aires, devido a um quadro de anemia severa, sendo que as mais recentes informações apontavam para uma melhoria no estado de saúde.
Natural de Rosario, César Luis Menotti deu os primeiros passos no mundo do desporto-rei ainda na qualidade de jogador, tendo representado Rosario Central, Racing Club, Boca Juniors, New York Generals, Santos e Juventus-SP.
No entanto, foi enquanto treinador que atingiu os pontos mais altos da carreira, orientando, não só a Argentina, entre 1975 e 1982, como também 'colossos' como Barcelona, Atlético de Madrid ou Boca Juniors, assim como a seleção mexicana.
Já na 'pele' de diretor das seleções nacionais da AFA, César Luis Menotti revelar-se-ia uma figura preponderante na caminhada rumo à conquista do Campeonato do Mundo de 2022, tendo sido um claro defensor do selecionador, Lionel Scaloni.
#ProfundoDolor La Asociación del Fútbol Argentino lamenta informar con enorme tristeza el fallecimiento de César Luis Menotti, actual Director de Selecciones Nacionales y ex técnico Campeón del Mundo de @Argentina.
— AFA (@afa) May 5, 2024
¡Hasta siempre, Flaco querido! pic.twitter.com/mKEPPUzo2l
Leia Também: César Luis Menotti hospitalizado com quadro de "anemia severa"