Um 'Super Dragão' com bilhete dourado. As notas do FC Porto-Boavista

Os portistas fizeram uma reviravolta tardia diante dos principais rivais da cidade. Regressaram ao terceiro lugar com um golo de Mehdi Taremi, que assumiu ser um 'Super Dragão' no final do jogo, apesar de estar de saída.

Notícia

© Ivan Del Val/Global Imagens

David Silva
13/05/2024 07:58 ‧ 13/05/2024 por David Silva

Desporto

Análise

Foi um jogo com muito por contar. Desde os bastidores ao relvado, o FC Porto-Boavista, deste domingo, teve muita emoção e motivos de interesse. Os portistas venceram por 2-1, no último minuto de jogo, com um golo de Mehdi Taremi, na despedida ao Estádio do Dragão. Houve ainda homenagens a Eustáquio e ovações na bancada.

Os homens de Sérgio Conceição queriam ganhar para regressar ao terceiro lugar no campeonato, enquanto o Boavista procura a manutenção. E até a teve na mão. 

Na primeira parte, o FC Porto dominava, mas não conseguia incomodar João Gonçalves, na baliza do Boavista. A melhor oportunidade fechou a primeira metade, com um remate de Pepê à barra. Do lado do Boavista, ia causando algum frisson ocasional com ataques rápidos.

Pode dizer-se que 'tudo aconteceu' na segunda parte. O Boavista chegou ao golo logo aos 60 minutos, com um belo remate de Bruno Lourenço, de pé esquerdo, para o poste mais distante. Três minutos depois, Pedro Malheiro vê o segundo amarelo e é expulso. 

Fragilizado, o Boavista teve de retrair-se e o FC Porto apostou no ataque. Já com Taremi, Namaso e Evanilson na frente, os portistas empataram numa bola parada... por um defesa. Zé Pedro marcou de cabeça, aos 81 minutos. O mesmo 'modus operandi' foi utilizado por Taremi, aos 90+7'. Após cruzamento de Francisco Conceição, o iraniano marcou o golo da vitória e chorou, depois do jogo, naquela que é a sua despedida aos adeptos. 

Depois do jogo, admitiu vai ser sempre um 'Super Dragão': "Sempre respeitei os adeptos. Sei que os adeptos por vezes ficaram tristes comigo, mas aceito isso. E respeito isso. Até à minha saída vou apoiar o FC Porto. Agora sou um Super Dragão", disse. E teve mesmo um 'bilhete dourado' para a vitória, qual Charlie Bucket do filme 'Willy Wonka e a Fábrica de Chocolate'.  

Figura 

Mehdi Taremi entrou só na segunda parte do jogo, aos 59 minutos, no lugar de Martim Fernandes. Não foi necessariamente o melhor jogador da partida, mas foi, sem dúvida, a figura. Com aquele golo aos 90+7' e as lágrimas na despedida, nenhum portista ficou indiferente.

Surpresa

Zé Pedro, que começou a época na equipa B portista, é nesta reta final do campeonato um dos jogadores mais importantes da estrutura de Sérgio Conceição. O golo do empate marcado pelo central foi determinante para a viragem do resultado. Ficou muito perto de bisar com um grande remate.

Desilusão 

Alguns elementos do FC Porto estiveram abaixo do esperado, mas foi mesmo Pedro Malheiro o homem que pode ficar ligado à derrota do Boavista. Logo após o golo dos axedrezados, entrou de forma imprudente sobre Taremi e foi expulso. Na primeira parte, ia dando licença a Pepê para marcar, mas este acertou na barra.

Treinadores

Sérgio Conceição: De fora do último jogo da Liga por ter visto amarelo no final do encontro, por protestos, Conceição fez alinhar uma equipa quase igual à da última jornada. A primeira parte não terá satisfeito os adeptos portistas e, na segunda, em superioridade numérica, a chave esteve na insistência. Lançou Taremi e este mudou o jogo. 

Jorge Simão: Resultado ingrato para o homem que quer manter o Boavista a salvo. Com muito menos armas do que o FC Porto, chegou a estar em vantagem. Fica a dúvida como seria o jogo se Malheiro não tivesse sido expulso. Insistiu numa postura defensiva dos seus jogadores.

Árbitro 

Artur Soares Dias, da AF do Porto, teve mão demasiado leve no que toca a cartões amarelos. Deu nove cartões amarelos aos boavisteiros em apenas 12 faltas. Já ao FC Porto, mostrou apenas duas cartolinas em 14 faltas. O lance da expulsão de Pedro Malheiro é, no entanto, indiscutível. 

Leia Também: Taremi em lágrimas na despedida dos adeptos: "Agora sou um Super Dragão"

Leia Também: Golo da remontada de Taremi teve direito a homenagem especial

 

 

 

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Lenda francesa assistiu ao Lens-PSG totalmente 'camuflada'

Taça de França

Lenda francesa assistiu ao Lens-PSG totalmente 'camuflada'

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Tesla deixa mensagem enigmática sobre táxi autónomo

Tesla

Tesla deixa mensagem enigmática sobre táxi autónomo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas