I Congresso de Justiça Desportiva reflete sobre modelo em Portugal

O I Congresso de Justiça Desportiva constituirá "uma boa oportunidade" para fazer uma avaliação e uma reflexão sobre o modelo em vigor em Portugal, explicou à Lusa o presidente do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD).

Notícia

© Reuters

Lusa
15/05/2024 08:59 ‧ 15/05/2024 por Lusa

Desporto

TAD

Entre quinta e sexta-feira, no Auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, especialistas na matéria vão refletir sobre o modelo de justiça desportiva existente em Portugal, com a primeira edição deste congresso a pretender assinalar os quase 10 anos de funcionamento efetivo do TAD.

"É importante abrir o momento para que a reflexão seja mais profunda, com vista a avaliar o que correu bem ao longo destes 10 anos, e aquilo que justifica que seja alterado, se alguma coisa necessitar de ser alterada, e creio que há muitas coisas que precisam de aperfeiçoamento", justificou José Mário Ferreira de Almeida.

O TAD tem feito, segundo o seu presidente, "uma reflexão interna profunda, já desde há uns anos".

"Quem exerce a atividade no dia-a-dia do tribunal, os árbitros, e os órgãos de gestão e de supervisão do tribunal, estarão naturalmente numa posição privilegiada para analisar aquilo que está bem na lei, está bem no cumprimento da lei, na execução da lei, e aquilo que, enfim, se calhar pensado com boas intenções, provou ao longo destes 10 anos não servir o propósito que esteve na mente do legislador. E, portanto, o exercício que queremos fazer, aberto a outras personalidades que trabalham nesta área, é justamente essa reflexão", completou.

José Mário Ferreira de Almeida acredita que "a sociedade entende a necessidade de uma justiça especializada em matéria desportiva".

O TAD iniciou a sua atividade em 01 de outubro de 2015 como entidade jurisdicional independente, com competência específica para administrar a justiça relativamente a litígios que relevam do ordenamento jurídico desportivo, ou relacionados com a prática do desporto.

"Até ao fim do mandato deste conselho diretivo, a minha preocupação é justamente a de garantir que os próximos mandatos permitam ao tribunal arbitral funcionar numa base que aumente os níveis de performance, designadamente os níveis de eficiência", perspetivou o presidente desta instância, que deseja que no futuro haja "um aperfeiçoamento do quadro legal em que se move o TAD".

Entre os temas propostos a debate pelo I Congresso de Justiça Desportiva encontram-se "O modelo de justiça desportiva que temos e o modelo de justiça que queremos", "A integridade no desporto -- Novos Desafios" ou "A prevenção e combate à violência, racismo, xenofobia e intolerância no desporto".

Leia Também: Corinthians goleia e António Oliveira mantém-se na Taça Sul-americana

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Promessa de 14 anos do City Football Group é assassinada a tiro

Uruguai

Promessa de 14 anos do City Football Group é assassinada a tiro

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Este pequeno elétrico vem para a Europa já no próximo ano

Firefly

Este pequeno elétrico vem para a Europa já no próximo ano

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas