Benfica e Racing Power na final da Taça feminina: "Momento histórico"

Os treinadores e duas jogadoras de Benfica e Racing Power concordaram hoje que a final da Taça de Portugal, que será disputada no domingo pelas duas equipas, constituirá "um momento histórico" para o futebol feminino português.

Notícia

© Getty Images

Lusa
18/05/2024 18:48 ‧ 18/05/2024 por Lusa

Desporto

Futebol feminino

Filipa Patão e Sílvia Rebelo, pelo lado do Benfica, e João Marques e Beatriz Rodrigues, do Racing Power, coincidiram nessa ideia na conferência de antevisão realizada no palco da partida, o Estádio Nacional.

"Sinceramente, estamos num momento histórico no futebol feminino português, independentemente do que possa acontecer. Temos o Racing Power pela primeira vez na final da Taça de Portugal - dou-lhes os parabéns por serem estreantes e uns excelentes estreantes -- e o Benfica também poderá aqui fazer história se ganhar a Taça de Portugal. Por isso, estaremos sem dúvida perante um momento histórico. Quanto à história do jogo, tudo depende de momentos", avaliou, na abertura, a técnica Filipa Patão.

Filipa Patão considerou que a final se decidirá nos detalhes: "A imprevisibilidade existe em todos os jogos. Pode acontecer porque é futebol e aí é que está a beleza do jogo e deste desporto. Vai depender muito de pormenores, as finais são sempre assim, independentemente de poder haver uma equipa que não é favorita relativamente à outra porque não é um dito 'grande', mas isso não quer dizer nada".

No lado oposto, João Marques vincou o momento único que o Racing Power atravessa, prometendo "dar tudo" para erguer o troféu.

"Amanhã [domingo], vamos tentar trazer este título para o clube, para o qual a direção trabalhou com muitos sacrifícios, para que nada falte a estas jogadoras e a este grupo de trabalho. Vamos dignificar ao máximo este clube e dar tudo o que temos dentro de nós para tentar marcar este momento, que já é histórico por estarmos numa final da Taça de Portugal em quatro anos de existência", opinou o treinador do conjunto da margem sul do Tejo.

O técnico, que conta com uma Taça de Portugal no seu currículo e, curiosamente, ao serviço do seu agora oponente, o Benfica, lembrou ainda a curta existência da equipa que comanda, até ver muito bem-sucedida.

"Sem dúvida e não só o Racing Power, como qualquer outra equipa, todos desejam este título, tão simples quanto isso. A primeira grande dificuldade é que não é fácil chegar à final da Taça, mas claro que, em quatro épocas, conseguir chegar a uma final e conseguir conquistá-la, seria algo histórico para um clube como o Racing Power, fantástico", assinalou.

A defesa Sílvia Rebelo conquistou a mesma edição da Taça que o treinador adversário, que na época 2018/2019 orientava o Benfica, e recordou que as 'águias' ambicionam sempre conquistar todas as competições.

"O Benfica quer continuar a colecionar títulos e este é um deles. Esta é uma Taça que já há algum tempo nos falta e apesar de respeitarmos o Racing, por ser uma equipa bastante competitiva, queremos levar mais um título para o nosso museu", afiançou.

A internacional portuguesa mostrou-se ainda particularmente atenta ao poderio do seu opositor, considerando que as atletas dos dois conjuntos quererão "aproveitar o momento": "Todos os jogos são diferentes e é uma final, nas finais todas as jogadoras querem ganhar".

Por seu turno, a também defesa Beatriz Rodrigues salientou a dificuldade do feito já alcançado pelo Racing Power de chegar a uma final, candidatando-se a conseguir outro, caso consigam derrotar as 'águias'.

"Já é história chegar à final da Taça de Portugal. Existe um percentual mesmo muito pequeno de equipas que chegam a uma final de Taça e o nosso objetivo está muito bem delineado e será o de fazer história e frisá-la ainda mais com a conquista desta Taça", referiu, em jeito de promessa.

Benfica e Racing Power medem forças na final da Taça de Portugal no domingo, pelas 17:15, no Estádio Nacional, em Oeiras, com arbitragem de Catarina Campos, da Associação de Futebol de Lisboa.

Leia Também: Alvalade pede Luís Neto, mas Gyokeres faz 'orelhas moucas' e marca

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Lance de Otamendi no Benfica-Braga gera falatório: "Seria uma injustiça"

Nuno Lobo

Lance de Otamendi no Benfica-Braga gera falatório: "Seria uma injustiça"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2353
2Benfica2353
3FC Porto2347
4Sp. Braga2347
5Santa Clara2339
6Casa Pia2336
7Estoril2334
8Vitória SC2332
9Famalicão2331
10Rio Ave2326
11Moreirense2326
12Arouca2325
13C.D. Nacional2323
14Gil Vicente2322
15Estrela2321
16AVS2320
17Farense2316
18Boavista2312
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Chamam-se 'aero rakes'. Qual o propósito das grelhas num Fórmula 1?

Fórmula 1

Chamam-se 'aero rakes'. Qual o propósito das grelhas num Fórmula 1?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas