O AVS garantiu, ao final da manhã deste domingo, o terceiro lugar na II Liga e consequente acesso ao playoff de promoção à I Liga. A formação da Vila das Aves perdeu na receção ao Tondela, por 1-0, mas beneficiou do empate do Marítimo em Viseu (2-2) para fazer a festa. O confronto direto entre avenses e madeirenses ajudou a equipa orientada por Jorge Costa.
À entrada para esta 34.ª e última jornada da II Liga, as duas equipas estavam com possibilidades de defrontar o Portimonense por um lugar na próxima edição da I Liga. Os insulares precisavam que os nortenhos perdessem ou empatassem para sonharem com o regresso à I Liga, fator ao qual tinham de aliar um triunfo no Fontelo. Em caso de vitória, o AVS garante o playoff de promoção.
Na Vila das Aves, o AVS tentava lutar contra uma reta final de temporada em decrescendo. A equipa de Jorge Costa chegou a liderar a II Liga durante algumas jornadas, mas seguia em quebra na parte final do campeonato. Já Sérgio Gaminha procurava a primeira vitória nos beirões.
E foi mesmo pela margem mínima que os visitantes venceram. Ainda no decorrer da primeira parte, João Costinha anotou o único golo do encontro (28'). A formação da casa tentou o tudo por tudo para marcar, mas não o conseguiu e até viu Luís Silva ser expulso na parte final da partida (90+5'). Ainda assim, o desfecho foi positivo para os avenses.
Menos sorte teve a formação de Fábio Pereira na ida até ao Fontelo. Aos quatro minutos, Marquinho abriu as contas e deixou o Marítimo a dois golos de ainda agarrar o terceiro lugar. A resposta veio a meio da primeira parte, quando Bruno Xadas marcou um golaço que alimentou o sonho dos madeirenses.
Já na segunda parte, a remontada que era necessária apareceu mesmo. Na sequência de um canto, Henrique Gomes deixou o Marítimo em lugar de playoff (63'), tendo em conta que o AVS perdia ante o Tondela. Porém, o Académico de Viseu 'estragou' a festa dos insulares. Também através de um canto, André Clóvis voltou a empatar o jogo (83').
Até ao apito final, o Marítimo dispôs de um par de ocasiões para voltar a saltar para a frente do marcador, mas um inspirado Gomes Gerth fez questão de evitar o sonho do Marítimo e impediu os madeirenses de lutar pela promoção um ano depois de terem descido da I Liga.
Seguem-se, assim, dois jogos entre Portimonense e AVS para definir que ocupará a última vaga na I Liga na nova época. O primeiro jogo será no Algarve a 25 de maio, seguindo-se a segunda mão na Vila das Aves a 2 de junho.
Leia Também: II Liga: Siga em direto os resultados e marcadores da 34.ª jornada