Duarte Gomes exalta comunicação arbitral mais aberta

A explicação em tempo real das decisões tomadas pelos árbitros de campo com recurso ao videoárbitro (VAR) foi um passo relevante na segunda metade da I Liga de futebol 2023/24, enaltece o antigo 'juiz' internacional Duarte Gomes.

Notícia

© Getty Images

Lusa
20/05/2024 07:40 ‧ 20/05/2024 por Lusa

Desporto

I Liga

"Como existia algum receio, porque ainda não se sabia muito bem a reação das pessoas perante uma conversa ouvida literalmente ao vivo, deu-se um primeiro passo de maneira sensata. No fundo, é um pequeno bombom, seja para quem está a ver o jogo em casa e paga por isso, seja para quem está no estádio e quer perceber o que é que aconteceu e aquilo que estava em causa num determinado lance", notou à agência Lusa o ex-árbitro.

Em janeiro, o Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) teve autorização da FIFA e do International Board (IFAB), entidade reguladora das regras do futebol, para erguer a possibilidade de, nas competições nacionais em que o sistema VAR está contemplado, um 'juiz' principal explicar ao público em tempo real uma decisão tomada, através da instalação sonora dos estádios e da respetiva transmissão televisiva.

"Isto vai ter uma grande vantagem: por muito que as pessoas discordem das decisões e possam ficar chateadas, perceberão que não houve nenhum processo de premeditação nem de prejuízo intencional. Pela fluidez dessa conversa, vão entender que aquilo que o árbitro e o VAR disserem é genuinamente o que estão a pensar sobre um lance", frisou.

Quatro meses antes da adoção dessa ferramenta, que já existe em outras modalidades, como o râguebi, as comunicações dos jogos da I Liga começaram a ser difundidas num programa televisivo mensal, tendo Duarte Gomes enaltecido outro dos passos do CA da FPF para "elevar a transparência de processos, aproximar adeptos e credibilizar o setor".

"Se já estaria na hora de avançar? Penso que sim. Por exemplo, não deixar passar tanto tempo em relação aos lances, porque estamos a falar de um programa mensal e, muitas vezes, aborda-se algo que as pessoas até já não se lembram. Perde-se impacto e efeito junto do público, que quer ser saciado no dia seguinte ou 48 horas depois da partida. Em outros países, já há essa abordagem ao fim de pouco tempo. Por muito que as pessoas ainda estejam algo a quente, conseguem, pelo menos, entender o que aconteceu", disse.

Portugal foi um dos pioneiros na divulgação dos áudios e no próprio lançamento do VAR, um sistema tecnológico aprovado em 2016 pelo IFAB, que recorre a imagens vídeo para auxiliar as equipas de arbitragem à distância, estando em vigor na I Liga desde 2017/18.

"Há um conjunto de situações em que o VAR inequivocamente traz mais-valias, mas este processo requer habilidade do condutor. Ainda estamos na fase de apurar os árbitros que conseguem transitar bem para uma sala, realizar um trabalho de análise completamente diferente daquilo que têm em campo e adaptar-se bem. Isto pede competências inatas e habilidade para comunicar com os colegas, suportar a pressão de formas distintas e ser rápido e eficaz. Nem todos reúnem essas valências e acho que é muito por aí que ainda vemos alguns erros que entendemos que não são perdoáveis", observou Duarte Gomes.

O protocolo prevê auxílio na deliberação de quatro situações - golos, cartões vermelhos, penáltis e identidade disciplinar trocada -, mas o antigo 'juiz' da associação de Lisboa, de 51 anos, projeta uma "inversão de tendência, que não será necessariamente de prejuízo para o jogo", no uso do VAR, esta época estendido à II Liga e à Liga feminina.

"Há um equilíbrio difícil de fazer e não me espantaria muito se, no futuro próximo, houver um protocolo que só vai permitir a intervenção em situações de exceção absolutamente claríssimas e factuais, ainda mais do que aquelas que vemos agora. Esta tendência já foi passada a quem estará no Europeu: o árbitro de campo é o chefe de equipa, o dono do jogo, e deve decidir a esmagadora maioria dos lances", finalizou o comentador televisivo.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Primeiro-ministro felicita Cristiano Ronaldo em dia de 40.º aniversário

Cristiano Ronaldo

Primeiro-ministro felicita Cristiano Ronaldo em dia de 40.º aniversário

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2050
2Benfica2044
3FC Porto2042
4Sp. Braga2040
5Santa Clara2035
6Casa Pia2030
7Vitória SC2029
8Estoril2027
9Famalicão2024
10Rio Ave2024
11Moreirense2023
12Gil Vicente2022
13Arouca2022
14C.D. Nacional2019
15AVS2018
16Estrela2017
17Farense2015
18Boavista2012
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Ronaldo faz 40 anos. Este foi o primeiro carro que comprou como prenda

Cristiano Ronaldo

Ronaldo faz 40 anos. Este foi o primeiro carro que comprou como prenda

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas