Os dados que contrariam Martínez no dossiê da exclusão de Pote e Trincão

Selecionador nacional deixou a dupla do Sporting fora do Euro'2024, pese embora o impacto que os dois jogadores tiveram rumo à conquista do título de campeão nacional por parte dos verde e brancos.

Notícia

© Ivan Del Val/Global Imagens

Rodrigo Querido
22/05/2024 07:45 ‧ 22/05/2024 por Rodrigo Querido

Desporto

Euro'2024

O selecionador nacional Roberto Martínez revelou, ao início da tarde de terça-feira, os seus 26 convocados para o Campeonato da Europa. Entre os grandes ausentes na convocatória estão os nomes de Pedro Gonçalves e Francisco Trincão, dois jogadores que tiveram um enorme impacto na caminhada do Sporting rumo ao título de campeão nacional.

Na conferência de imprensa, o treinador espanhol justificou a exclusão da dupla do Sporting com o facto de os dois terem falhado o estágio de março, o último antes desta convocatória final, mas também por a lista de 26 jogadores ter por base o que foi feito ao longo dos últimos 18 meses, período no qual está incluída toda a fase de apuramento.

"Claramente acho que o Trincão e o Pedro Gonçalves tiveram uma época excepcional, mas tiveram azar porque o estágio de março era importante para eles. Agora, para entrar na lista, precisamos de jogadores que saiam da lista" frisou Martínez.

"A convocatória do Euro representa o trabalho dos últimos 18 meses. A mensagem para os jogadores que não estão na lista é que depois do Europeu recomeçamos este período e sempre têm o sonho e a esperança de vir à seleção num futuro muito próximo", vincou.

Dados contrariam a teoria de Martínez

Para deixar de fora os dois jogadores do Sporting, o selecionador nacional chamou nomes como Pedro Neto, que apenas participou em dois jogos na fase de apuramento, e de Francisco Conceição, que é o único convocado que não participou na qualificação. Mas será que a dupla leonina não merecia também ela estar nos eleitos de Martínez?

Olhando do ponto de vista meramente estatístico, e tendo em conta o momento de forma, podemos perceber de forma clara que Francisco Trincão era merecedor de um lugar nos 26 convocados. Comparando com os recentes números de Pedro Neto, é possível ver que o extremo do Sporting teve uma reta final de temporada em crescendo, com três assistências e três golos nos últimos dez jogos. Por outro lado, o avançado do Wolverhampton tem apenas 12 minutos de jogo... nos últimos dois meses. Regressou de lesão na derrota do último fim de semana com o Liverpool.

Tendo em conta que Trincão, que falhou a convocatória de março devido a lesão, disputava uma vaga para o Euro com Francisco Conceição, extremo do FC Porto, é justo olharmos para os números dos dois. O avançado portista estreou-se nos convocados de Martínez em março e foi aqui que, segundo palavras do selecionador nacional, 'agarrou' o bilhete para a fase final da prova, pese embora nem ter participado no apuramento.

Em termos estatísticos, o camisola 10 do FC Porto teve um rendimento menos frutífero que o 17 do Sporting nos últimos dez jogos. Foram três golos e uma assistência desde março. E sem esquecer a expulsão no jogo na Amoreira diante do Estoril.

O 'eterno' relegado Pedro Gonçalves

Pedro Gonçalves também almejava estar na lista final de Roberto Martínez. O camisola 8 dos leões partia no lote de favoritos para aproveitar o alargamento do número de convocados na fase final, mas acabou por ficar de fora dos escolhidos. E, à semelhança de Trincão, a ausência do estágio de março - por conta de uma lesão contraída com a Atalanta - foi fundamental para esta exclusão.

Ainda com a final da Taça de Portugal por disputar, o médio do Sporting leva 18 golos e 15 assistências ao cabo de 44 jogos realizados. E a produção ofensiva desde março, período do tal estágio que era fulcral para esta lista final, Pedro Gonçalves não desiludiu. Foram três golos e uma assistência em dez jogos, sem contarmos com o período de ausência por conta da lesão contraída em Bérgamo no duelo para a Liga Europa.

Dados que, no entanto, não foram suficientes para que Pedro Gonçalves merecesse a confiança de Roberto Martínez e voltasse a fazer parte da convocatória para um Europeu tal como tinha acontecido em 2021. Já Trincão não veste a camisola da equipa das quinas desde 2021, altura em que foi utilizado num particular diante do Qatar.

Leia Também: Martínez e a chamada de Francisco Conceição: "Espalha brasas excecional"

Leia Também: "A convocatória do Europeu representa o trabalho dos últimos 18 meses"

Leia Também: Roberto Martínez explica ausências de Pote e Trincão: "Tiveram azar..."

Leia Também: Martínez decidiu: Eis os 26 convocados de Portugal para o Euro'2024

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Filhos de Ronaldo e Georgina deixam cartas ao Pai Natal. Eis o vídeo

Cristiano Ronaldo

Filhos de Ronaldo e Georgina deixam cartas ao Pai Natal. Eis o vídeo

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Tesla deixa mensagem enigmática sobre táxi autónomo

Tesla

Tesla deixa mensagem enigmática sobre táxi autónomo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas