"Chico Conceição é um elemento de grande valor para o nosso selecionador"

Treinador que trabalhou com o jogador do FC Porto na formação destaca crescimento.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
21/05/2024 16:11 ‧ 21/05/2024 por Notícias ao Minuto

Desporto

Tulipa

Manuel Tulipa concorda com a convocatória de Francisco Conceição para representar a seleção nacional no Euro'2024, revelada esta terça-feira pelo selecionador nacional. Em entrevista ao Canal 11, o treinador do Torreense, que trabalhou com o jovem jogador do FC Porto nos tempos de formação, destacou o "crescimento" nos últimos anos e falou de um elemento de "grande valor" para Portugal. 

"Estava a contar porque a época correu muito bem ao Francisco, a parte final de forma extraordinária. O clube ficou muito dependente do que ele fazia no jogo. Também entendo que perante as características dos nossos adversários no Euro, um jogador como o Francisco pode ser importante em alguns momentos do jogo, nem sempre do início", começou por dizer Tulipa, antes de comentar a alcunha de "espalha brasas" atribuída pelo selecionador nacional. 

"Eu acho que ele é um agitador. Quando joga de início ou quando entra, provoca muitos desequilíbrios ao adversário. Antes era um jogador que precisava de espaço para ser importante no jogo, mas hoje não é necessário, porque compreende muito bem o momento de ataque posicional e ataque rápida. Neste momento é um dos jogadores mais fortes na reação à perda de bola, o que acrescentou ao jogar quando tinha 17 anos. Tornou-se mais importante no jogo coletivo. Está a fazer uma época extraordinária e é um elemento de grande valor para o nosso selecionador", vincou. 

Tulipa apontou ainda para o facto de Francisco Conceição nunca ter abdicado do rasgo individual mesmo quando as coisas lhe corriam mal. 

"A adaptação mental que acontece no futebol é muito importante. Nunca ganhamos sozinhos. Ele foi muito atrevido e nunca perdeu o foco naquilo que fazia muito bem: o driblar, o esconder a bola, aquela 'ranhozice' que também tem.. Isso era visto como um obstáculo para ele, porque muitas das vezes na procura de ganhar duelos perde-se a bola e as pessoas não ficavam contentes", explicou, antes de concluir. 

"Ele é diferenciado por ser um jogador muto forte na parte individual. A resiliência que ele ganhou quando teve pouco tempo de jogo no FC Porto foi de extrema importância. Depois regressou muito mais adulto e mais importante para a equipa. Tem uma dimensão coletiva que não tinha na formação", rematou o treinador português de 51 anos que passou pela formação do FC Porto entre 2017 e 2020. 

Leia Também: Martínez e a chamada de Francisco Conceição: "Espalha brasas excecional"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

'Velho conhecido' visita Gyokeres no apagão... e ainda lhe leva dinheiro

Sporting

'Velho conhecido' visita Gyokeres no apagão... e ainda lhe leva dinheiro

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Como circular na estrada quando os semáforos não funcionam?

Segurança

Como circular na estrada quando os semáforos não funcionam?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas