O Al Hilal conquistou, esta sexta-feira, a Taça do Rei da Arábia Saudita, depois de vencer o Al Nassr após o desempate por grandes penalidades. Depois da igualdade no tempo regulamentar (2-2), que se manteve no prolongamento, o último troféu da época saudita teve de ser resolvida através da marca dos 11 metros.
O jogo começou da melhor maneira para Jorge Jesus graças ao golo madrugador de Mitrovic, logo aos seis minutos. O Al Hilal ficou confortável e deu a iniciativa de jogo ao Al Nassr, que apesar dos lances de perigo que ia criando mostrava uma notória falta de eficácia.
Só na segunda parte é que o Al Nassr começou a ficar mais perto de chegar ao empate, com um pontapé de... bicicleta. Após cruzamento de Otávio, o craque português tentou assinar mais um belo golo para a sua vasta coleção mas viu o poste de Bono tirar-lhe o sorriso.
A equipa de Luís Castro sofreu, no entanto, um duro revés na busca pelo empate aos 56 minutos, quando David Ospina recebeu um vermelho direto, deixando o Al Nassr em inferioridade numérica.
No entanto, o Al Hilal não aproveitou o facto de ter mais um jogador para 'matar' a partida e depois de um falhanço de Mitrovic - algo que é raro, diga-se - Jorge Jesus viveu um inferno nos últimos três minutos do tempo regulamentar. Bulayhi viu o segundo cartão amarelo após encostar a cabeça a um adversário e foi para a rua, deixando as duas equipas em igualdade numérica. Logo depois, surgiu o golo do empate, apontado através da cabeça de Yahya.
Mas o pior ainda estava para vir quando também Kalidou Koulibaly foi expulso por acumulação de amarelos, após ter atingido, de forma perfeitamente evitável, o guardião do Al Nassr.
O jogo chegou empatado ao final do tempo regulamentar e a final teve de seguir para prolongamento com ambas as equipas a acusarem o desgaste físico de uma temporada bastante longa.
Por essa mesma razão, a decisão teve mesmo de seguir para as grandes penalidades, sendo que foram os jogadores do Al Hilal os mais eficazes. Rúben Neves até começou por falhar, viu CR7 não desperdiçar, mas o homem da noite foi o guardião Bono, que acabou por garantir mais um título para Jorge Jesus na Arábia Saudita.
O Al Hilal conseguiu, assim, o triplete ao conseguir juntar o campeonato saudita à Supertaça da Arábia Saudita e Taça do Rei. Por seu turno, o Al Nassr termina mais uma temporada sem qualquer tipo interno conquistado. A equipa de CR7, Otávio e Luís Castro apenas conseguiu vencer a Taça da União das Associações de Futebol Árabe.
Equipas iniciais
This is our squad for the #King_Cup final ️#AlHilal pic.twitter.com/KCAMkLQQST
— AlHilal Saudi Club (@Alhilal_EN) May 31, 2024
️ 𝐒𝐭𝐚𝐫𝐭𝐢𝐧𝐠 𝐋𝐢𝐧𝐞𝐮𝐩 𝐅𝐨𝐫 𝐓𝐡𝐞 𝐅𝐢𝐧𝐚𝐥 #AlNassrAlHilal
— AlNassr FC (@AlNassrFC_EN) May 31, 2024
𝐕𝐀𝐌𝐎𝐒 𝐍𝐀𝐒𝐒𝐑 pic.twitter.com/oVzfMCY6l7
Antevisão
Esta sexta-feira é dia de final da Taça do Rei na Arábia Saudita. Al Hilal e Al Nassr vão disputar o último troféu da temporada com vários portugueses em campo.
De um lado estará o campeão saudita, comandado por Jorge Jesus e que conta com Rúben Neves no meio-campo, ao passo que do outro vão estar Cristiano Ronaldo e Otávio, liderados por Luís Castro.
O pontapé de saída está agendado para as 19h00 desta sexta-feira e poderá acompanhar, em direto, todas as incidências da partida no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Último Al Hilal-Al Nassr da época vale título e prémio (milionário)