Este sábado é dia de ser conhecido o mais recente vencedor da Liga dos Campeões. Naquela que é a última edição antes da mudança radical do formato da prova milionária, Borussia Dortmund e Real Madrid rumam a Londres para medirem forças no mítico Estádio de Wembley.
Claro está que o favoritismo está todo do lado dos merengues, que podem alcançar a 15.ª 'orelhuda', mas do outro lado está um conjunto alemão que também já levantou o troféu na época de 1996/97 e que nas 'meias' da edição em curso eliminou o PSG.
Olhando para o histórico de confrontos entre Borussia Dortmund e Real Madrid podemos verificar que o os merengues levam uma ligeira vantagem, fruto das seis vitórias em 14 jogos. Registaram-se, ainda, cinco empates e três triunfos dos alemães. No entanto, a última vez que o Dortmund conseguiu derrotar o Real Madrid foi em abril... de 2014. Ou seja, há 10 anos.
O pontapé de saída está agendado para as 20h00 deste sábado e contará com a arbitragem do esloveno Slavko Vinčić. Poderá acompanhar todas as incidências desta partida, mais logo, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Edin Terzic
Filosofia para Wembley: “Não se joga uma final, ganha-se uma final - e esse é o nosso objetivo, claro. Estamos felizes por estar aqui, mas temos de ganhar no Estádio de Wembley contra o Real Madrid para termos o troféu nas nossas mãos."
Aviso para o Real Madrid: "Somos a equipa com mais jogos sem sofrer golos na competição. É preciso manter o adversário o mais longe possível da baliza. Não estávamos ao nosso melhor nível quando sofremos golos em Setembro, mas agora somos uma equipa totalmente diferente e mostrámos que estamos prontos para competir pelo troféu."
Carlo Ancelotti
Jogo especial: "É sempre especial jogar este tipo de jogo. A final da Liga dos Campeões é a mais importante. Wembley é um estádio realmente histórico e isso é emocionante. Estou muito feliz por estar aqui e espero que a minha equipa possa mostrar o seu melhor."
Chave para vencer: "A minha ideia é ser muito claro nas tácticas. Quanto mais claros forem os jogadores, mais felizes estarão e melhor vão jogar. Haverá emoções, mas as emoções podem trazer medo e podem bloquear a confiança necessária para ir à luta e ganhar. A qualidade é o fator mais importante, e os meus jogadores são fantásticos. Mas a outra coisa é a atitude coletiva: trabalhar e sacrificar-se uns pelos outros. São essas as chaves: talento e sacrifício."
Últimos resultados
Borussia Dortmund: VDVVV
Real Madrid: EEVVV
Últimos onzes
Borussia Dortmund: Gregor Kobel, Julian Ryerson, Nico Schlotterbeck, Mats Hummels, Ian Maatsen, Marcel Sabitzer , Emre Can, Jadon Sancho, Marco Reus, Karim Adeyemi, Niclas Füllkrug
Real Madrid: Thibaut Courtois, Dani Carvajal, Nacho Fernández, Antonio Rudiger, Ferland Mendy, Jude Bellingham, Toni Kroos, Eduardo Camavinga, Fede Valverde, Rodrygo, Vinícius Júnior
Ausentes
Borussia Dortmund: -
Real Madrid: -