A Premier League anunciou esta quinta-feira, em comunicado oficial emitido através das plataformas oficiais, que os clubes decidiram votar a favor da continuação da utilização do VAR nos jogos do principal escalão do futebol inglês.
Apesar das polémicas na última temporada, com o Wolverhampton a ser o clube que avançou com este pedido de abolição, a reunião convocada para discutir se a ferramenta continuaria ou não a ser utilizada na Premier League acabou por votar a favor da manutenção desta tecnologia. 19 clubes votaram a favor da continuidade do VAR, com apenas um a votar contra.
Na mesma nota, a organização da Premier League revela que o protocolo terá algumas melhorias já a partir da próxima temporada.
"Embora o VAR produza decisões mais precisas, foi acordado que devem ser introduzidas melhorias para benefício do jogo e dos adeptos", pode ler-se no comunicado.
Entre as melhorias pretendidas estão a redução dos atrasos, principalmente através da introdução de tecnologia semiautomática de fora de jogo que avançará em outubro. A Premier League também prometeu uma nova "campanha de comunicação com adeptos e partes interessadas" para ajudar na compreensão do propósito e uso do VAR.
Clubs today voted in favour of continuing to operate VAR in the Premier League. While VAR produces more accurate decision making, it was agreed that improvements should be made for the benefit of the game and supporters.
— Premier League (@premierleague) June 6, 2024
There are six areas of focus: https://t.co/Kmb27g2bNH pic.twitter.com/CzSvnvcizW