O segundo dia do Euro'2024, que aconteceu no sábado, marcou a estreia de duas seleções que estão entre os candidatos ao título em Berlim. A Espanha foi a grande protagonista no dia 2 de competição, com uma vitória esclarecedora sobre a Croácia, que tem dado pano para mangas nas últimas competições de seleções.
Campeã em 1964, 2008 e 2012, a formação comandada por Luis de la Fuente decidiu a partida com três golos na primeira parte. Houve tempo para Álvaro Morata, que marcou aos 29 minutos, se tornar no terceiro melhor marcador na história dos Europeus e para Lamine Yamal se converter no mais jovem a atuar em Campeonatos da Europa, com 16 anos e 338 dias.
No outro jogo do grupo B, a campeã em título Itália teve de dobrar a novata Albânia para entrar com o pé direito na competição. Em estreia em fases finais de Europeus, os albaneses marcaram logo aos 23 segundos o golo mais rápido da história da prova, por intermédio de Nedim Bajrami. No entanto, a equipa transalpina não demorou a responder e 'selou' a reviravolta com tentos de Alessandro Bastoni, aos 11 minutos, e Nicolò Barella, aos 16'.
No primeiro encontro do dia, e que fechou a primeira jornada do grupo A, a Suíça superiorizou-se à Hungria (3-1), mas não se livrou de um susto contra os magiares. Os helvético colocaram-se no segundo com os mesmos três pontos da líder Alemanha. E por falar nos anfitriões, que entraram para a história com a goleada sobre a Escócia no jogo de abertura, Emre Can falou sobre o facto de ter marcado quando há dias estava na praia.
No que à seleção nacional diz respeito, a equipa das quinas realizou no sábado o primeiro treino em Marienfeld, num apronto em que Cristiano Ronaldo esteve em destaque. E por falar no capitão português, os checos deixaram-lhe uma ligeira provocação. Diogo Dalot foi o porta-voz dos lusos e garantiu que o grupo não vai embandeirar em arco com o intenso apoio que Portugal tem recebido nos últimos dias.
Os comandados de Roberto Martínez prosseguem este domingo a preparação do duelo ante a Chéquia, que acontece na próxima terça-feira. O treino está marcado para as 17h30, ao passo que a conferência de imprensa acontece a partir das 16h30. No que a encontros diz respeito, o de maior cartaz coloca frente a frente Inglaterra e a Sérvia. Antes disso, a Polónia defronta os Países Baixos, encontro que será ajuizado pelo português Artur Soares Dias.
A agenda da seleção nacional para este domingo (hora de Portugal Continental)
Conferência de imprensa: 16h30
Treino: 17h30
Os jogos deste dia
Polónia-Países Baixos, 14h00 (Volksparkstadion, Hamburgo) - Sport TV 1
Eslovénia-Dinamarca, 17h00 (Mercedes-Benz Arena, Estugarda) - Sport TV 1
Sérvia-Inglaterra, 20h00 (eltins-Arena, Gelsenkirchen) - TVI
Leia Também: As imagens do 2.º dia do Euro'2024: Do histórico golo ao tango espanhol