O Brasil e a Venezuela, ambos com três, são as seleções com mais jogadores lusos nos 26 eleitos, enquanto o FC Porto, com cinco futebolistas, é clube português com maior representação na prova americana.
A formação 'canarinha', nove vezes vencedora da prova, convocou os portistas Wendell, Pepê e Evanilson, enquanto a 'vinotinto' elegeu Jhonder Cádiz (Famalicão), Matías Lacava (Vizela) e Telasco Segovia (Casa Pia).
Quanto ao FC Porto, e além dos três brasileiros, conta ainda com o único representante 'luso' nas seleções do Canadá, com Stephen Eustáquio, e do México, com Jorge Sánchez.
Além dos portistas, apenas mais dois clubes têm mais do que um representante, nomeadamente o Benfica, que tem o central e 'capitão' Nicolás Otamendi e o extremo Ángel Di María na Argentina, a detentora do título e também vencedora do último Mundial, em 2022.
Por seu lado, e além do venezuelano Cádiz, o Famalicão tem na Copa América o avançado Puma Rodríguez, no Panamá, seleção que escolheu também um futebolista da II Liga, o médio Jovani Welch, jogador do Académico de Viseu.
A principal competição da América do Sul, nesta edição também com seis formações da América do Norte, Central e Caraíbas, conta ainda com um represente do campeão nacional Sporting, que tem no Uruguai o guarda-redes Franco Israel.
Na edição 2021 da Copa América, desviada para o Brasil devido à pandemia da covid-19, também eram 13 os 'portugueses', então 12 jogadores, incluindo o agora 'repetente' Otamendi, e o treinador José Peseiro, que comandava a Venezuela.
A Copa América de 2024 realiza-se nos Estados Unidos, de 20 de junho a 14 de julho.