No exterior da Red Bull Arena, os adeptos das duas seleções, com os checos em aparente maioria, vão aguardando por entrar no estádio, num ambiente tranquilo, saltando à vista o elevado número de apoiantes da seleção lusa que são oriundos de outros países.
Chris, a mulher e os dois filhos são alemães mas estão equipados a rigor, com camisolas de Portugal, cachecóis e pinturas faciais, num apoio à formação das 'quinas' que se deve a apenas um fator: Cristiano Ronaldo.
"Sim, estamos aqui a apoiar Portugal por causa do Cristiano Ronaldo, é o efeito Ronaldo. Vamos estar em outros jogos de Portugal, até porque o meu filho é um grande fã de Ronaldo", disse à agência Lusa.
Para o jogo de hoje aposta num confortável 5-0, com Ronaldo a marcar "pelo menos dois", manifestando ainda o desejo de ver uma final entre a Alemanha e a equipa portuguesa em Berlim.
Já Ricardo Valentim, português que viajou de Elvas com um amigo para assistir aos dois primeiros jogos de Portugal, hoje com os checos e na segunda jornada do Grupo F com a Turquia, acredita no triunfo, mas tem algumas dúvidas depois da derrota no particular com a Croácia.
"Tenho algumas reticências depois do jogo com a Croácia, mas acredito que já corrigiram tudo o que havia por corrigir e que a perder que sejam nesses jogos particulares", afirmou.
Apesar da dúvida, confia que Portugal vai vencer hoje por 3-1, salientando a importância de ganhar o agrupamento para "evitar adversários mais difíceis nos jogos a eliminar".
Um pouco mais ao lado, já perto dos acessos ao estádio, três adeptos oriundos da China vão tirando fotografias e treinando os festejos de Ronaldo. Todos estão equipados a rigor e todos a envergar a camisola 7 da seleção das 'quinas'.
Apesar de a tarde estar quente em Leipzig, a meteorologia indica para a forte possibilidade de chuva e trovoada durante a partida, com as nuvens cinzentas a ameaçaram já, quando estamos a mais de quatro horas do início da partida.
Portugal estreia-se hoje no Euro2024 de futebol, com um duelo frente à República Checa, em Leipzig, na Alemanha, no dia em que arranca o Grupo F e em que fica fechada a primeira jornada da fase de grupos.
A seleção nacional entra em campo às 21:00 locais (20:00 em Lisboa), na Red Bull Arena, numa partida que será dirigida pelo italiano Marco Guida.
No Euro2024, além dos checos, Portugal defronta ainda no Grupo F a Turquia (no sábado, em Dortmund) e a Geórgia (26, em Gelsenkirchen).