Euro'2024: Conceição replica feito de Costinha 24 anos depois

A seleção portuguesa de futebol venceu hoje pela segunda vez um jogo nos descontos em fases finais do Campeonato da Europa de futebol, com Francisco Conceição a replicar, 24 anos depois, o feito de Costinha no Euro2000.

Notícia

© Getty Images

Lusa
18/06/2024 23:00 ‧ 18/06/2024 por Lusa

Desporto

Euro'2024

Em 17 de junho de 2000, na cidade neerlandesa de Arnhem, o então médio do Mónaco 'voou' sobre os centrais e deu a vitória a Portugal sobre a Roménia (1-0), aos 90+5 minutos, num golo que valeu o prematuro apuramento de Portugal para os 'quartos'.

O encontro contava para a segunda jornada do Grupo A e a formação comandada por Humberto Coelho selou desde logo a qualificação, uma vez que, na estreia, tinha vencido por 3-2 face à Inglaterra, depois de estar a perder por 2-0.

Com um lugar nos 'quartos' selado, Portugal jogou depois com uma equipa alternativa face à Alemanha - que precisava de vencer e acabou eliminada - e ganhou por 3-0, com um inesquecível 'hat-trick' de Sérgio Conceição.

Agora, 24 anos depois, foi Francisco Conceição, um dos filhos de Sérgio Conceição - que nesse embate do Euro2000 face aos romenos foi suplente utilizado -, a decidir, com um golo aos 90+2 minutos, depois de apenas ter entrado aos 90.

Em Leipzig, os checos marcaram primeiro, por intermédio de Lukás Provod, aos 62 minutos, com Portugal a restabelecer a igualdade graças a um autogolo de Robin Hranác, aos 69.

Entre os tentos de Costinha e Francisco Conceição, a formação portuguesa conseguiu mais quarto no período de descontos finais, mas nenhum mudou um empate para vitória ou um desaire para igualdade.

Na estreia no Euro2004, disputada no Estádio do Dragão, no Porto, Cristiano Ronaldo marcou o primeiro dos seus 14 golos em fases finais de Europeus aos 90+3 minutos, mas, então, Portugal estava a perder por 2-0, caindo por 2-1.

Quatro anos volvidos, a formação das 'quinas' também arrancou a prova com um golo nos descontos, desta vez de Raúl Meireles, aos 90+3 minutos, face à Turquia, que foi então o 2-0, depois de Pepe ter inaugurado o marcador, aos 61.

No jogo seguinte, curiosamente face à República Checa, Portugal voltou a faturar 'depois da hora', por intermédio de Ricardo Quaresma, que, aos 90+1 minutos, apontou o 3-1, depois de Deco e Cristiano Ronaldo já terem faturado.

Antes do tento de hoje, o último golo luso nos descontos tinha sido apontado por Ronaldo, igualmente numa estreia lusa, no Euro2020, disputado em 2021 devido à pandemia da covid-19.

Em Budapeste, face à anfitriã Hungria (3-0), o 'capitão' da seleção lusa 'bisou' aos 90+2 minutos, depois de já ter faturou aos 87, de grande penalidade, num jogo em que o primeiro tento luso foi do agora ausente Raphaël Guerreiro, aos 84.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Eis a curta mensagem de Cristiano Ronaldo após ter chegado aos 927 golos

Arábia Saudita

Eis a curta mensagem de Cristiano Ronaldo após ter chegado aos 927 golos

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2559
2Benfica2456
3FC Porto2550
4Sp. Braga2550
5Santa Clara2540
6Vitória SC2538
7Casa Pia2536
8Estoril2535
9Famalicão2534
10Rio Ave2529
11Moreirense2528
12Arouca2528
13C.D. Nacional2526
14Gil Vicente2423
15AVS2523
16Estrela2523
17Farense2517
18Boavista2515
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Campeão do mundo de F1 preso em WC no aeroporto: "Teto caiu-me em cima"

Fórmula 1

Campeão do mundo de F1 preso em WC no aeroporto: "Teto caiu-me em cima"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas