Powered by Betano
Premier League
Newcastle United FC
Newcastle United
Amanhã
20H00
West Ham United FC
West Ham United
1
1.42
X
4.65
2
6.20
Liga dos Campeões da UEFA
AC Sparta Praga
Sparta Praga
26
novembro
17H45
Atlético Madrid
Atlético Madrid
1
5.10
X
3.95
2
1.60
Liga dos Campeões da UEFA
SK Slovan Bratislava
Slovan Bratislava
26
novembro
17H45
AC Milão
Milão
1
12.00
X
6.60
2
1.18
Liga dos Campeões da UEFA
Bayer Leverkusen
Bayer Leverkusen
26
novembro
20H00
RB Salzburgo
Salzburgo
1
1.18
X
6.80
2
11.75

"Abel Ferreira destruiu o Benfica com uma equipa com menos qualidade"

Guarda-redes brasileiro assume que quer voltar a jogar nas competições europeias.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
22/06/2024 13:49 ‧ 22/06/2024 por Notícias ao Minuto

Desporto

Helton Leite

Helton Leite, antigo guarda-redes do Benfica, concedeu este sábado uma extensa entrevista ao programa 'Bastidores', da rádio brasileira Itatiaia, na qual, entre outros temas, falou sobre a mais recente passagem pela Turquia ao serviço do Antalyaspor.

"Na Turquia, eu não continuo. Já comuniquei ao clube, nas redes sociais. Tenho um desejo muito grande de regressar à Europa, disputar uma grande liga ou competições europeias. Isso é meu objetivo. Estou à espera da oportunidade certa para poder regressar. (...) Se Deus quiser, Itália. É o desejo que eu tenho. Mas, sempre na Europa. Esse seria o ideal" revelou o guardião.

"Do ponto de vista profissional, a experiência na Turquia foi muito boa. Fiz mais de 50 jogos em 14 meses, foi muito bom. É um país desafiador, com uma cultura muito diferente", frisou Helton Leite, que cumpriu duas temporadas no clube turco.

Questionado sobre se tem seguido com atenção o sucesso de Abel Ferreira no Brasil, Helton Leite recordou um duelo da Liga dos Campeões contra o português quando este orientava o PAOK e o guarda-redes vestia a camisola do Benfica.

"Não tenho acompanhado muito o futebol no Brasil, mas conheço bem o Abel Ferreira. Lembro até que, quando estava no Benfica, nós fizemos uma pré-eliminatória nas provas europeias com o PAOK, quando o Abel estava lá, e eles destruíram a gente, eliminaram o Benfica na pré-eliminatória da Liga dos Campeões, e ele com uma equipa com menos qualidade que a do Benfica", ressalvou o guardião, que destacou ainda a importância dos treinadores portugueses para o desenvolvimento do futebol no Brasil.

"Creio que em parte deve-se ao sucesso que o míster Jorge Jesus teve aqui, colocou o Flamengo a jogar de uma forma como há muito tempo não se via no Brasil, foi marcante e logo depois veio o Abel e teve muito sucesso. Abriram-se as portas para os treinadores portugueses. Em Portugal estuda-se muito mais tática, o modelo de jogo. Nós, no Antalyaspor, tivemos um auxiliar técnico português, o João Tralhão, que tem diversos cursos da UEFA, e você conversa 10 minutos com ele… é um conhecedor profundo de futebol, de todos os processos de treino", vincou ainda.

Helton Leite destacou também a diferença entre os métodos de trabalho no Brasil e os que acontecem em Portugal.

"Aqui no Brasil, a primeira coisa de um treino é correr até cair para o lado. No Benfica, os treinos eram compostos por 30 minutos de ginásio, campo, um pouco de corrida e treino com bola. Desde o primeiro dia. Penso que lá trabalha-se mais. É por isso que uma equipa mais modesta, como por exemplo o Boavista que quase esteve para descer de divisão, vai jogar com o FC Porto e é um jogo super apertado. Porquê? Porque o Boavista joga com as linhas corretas, bem posicionadas, os jogadores sabem o que fazer no campo. Quando eu cheguei no Boavista, o futebol que comecei a ver não era o mesmo que se praticava no Brasil. Tive de aprender tudo de novo. Eu recebia uma avalanche de informação nova que acabava os treinos e precisava ficar a estudar tudo que recebia nos treinos. É por isso que o jogador português, ou quem passa por lá, como o brasileiro, tem uma facilidade muito maior de jogar em qualquer campeonato do mundo a seguir", referiu Helton Leite.

"No Benfica, por exemplo, os jogadores tinham que chegar às 7 da manhã, 7h30 café da manhã, 8h00 palestra, 8h30 ginásio, e às 9h00 relvado. E depois, se nos atrasávamos um minuto, 20 euros de multa, dois minutos, 40 euros… Ou seja, chegando um tempo você aprende disciplina, aprende futebol, fica pronto para qualquer equipa do mundo. E aí percebemos que o jogador brasileiro, já feito, quando vai para outro país ele não está pronto. Por isso começam a vir ao Brasil contratar cada vez mais novos para poderem crescer num contexto diferente na Europa", finalizou.

Leia Também: Empresário de Robin Gosens confirma interesse do Benfica

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Filha de Pinto da Costa agradece "centenas de mensagens e chamadas"

Pinto da Costa

Filha de Pinto da Costa agradece "centenas de mensagens e chamadas"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Russel vence GP de Las Vegas. Verstappen sagra-se tetracampeão mundial

Fórmula 1

Russel vence GP de Las Vegas. Verstappen sagra-se tetracampeão mundial

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas