O 21.º dia do Euro'2024, o segundo de folga antes do início dos quartos de final, ficou marcado pelas conferências de imprensa daqueles que serão os dois primeiros encontros na nova fase da competição que arranca esta sexta-feira. E começa logo com uma partida que poderá ser um valente pesadelo para as cores portuguesas.
A seleção nacional preparou o encontro com França e Roberto Martínez teve todos os jogadores à sua disposição. Seguiu-se uma viagem até à cidade de Hamburgo, onde decorre o jogo esta noite. Foi lá que o selecionador nacional fez a antevisão à partida e garantiu que a equipa está preparada. Bernardo Silva também foi chamado a falar com os jornalistas e deixou a garantia de que não se preocupa com as críticas de que tem sido alvo.
No Volksparkstadion, Didier Deschamps assumiu que a final perdida em 2016 contra Portugal foi dolorosa, centrando-se agora no reencontro entre as duas seleções. Já Mbappé desvalorizou o mau momento de Cristiano Ronaldo, assumindo que o português lhe dá muitos conselhos. E por falar no capitão da equipa das quinas, este lançou o mote para a partida desta sexta-feira. Ficou também a saber-se que este poderá ser o último Europeu do madeirense.
Ainda no tema Cristiano Ronaldo, o internacional português foi acusado de 'marketing de emboscada'. Em causa está a partilha dos dados relacionados com o ritmo cardíaco registado no jogo frente à Eslovénia. Tudo isto num dia em que se cumpriram 20 anos de um mau momento para a história do futebol português em pleno Estádio da Luz.
Ainda sobre esta partida entre Portugal e França, o ex-internacional francês Jérôme Rothen deixou um alerta para os gauleses estarem atentos a Cristiano Ronaldo. Já Kévin Diaz arrasou a gestão de Roberto Martínez no dossiê do capitão nacional. Por fim, Rui Águas defendeu que o compatriota não deve ser "apaparicado".
Mas as previsões não são animadoras para as cores nacionais. Uma nova simulação afastou Portugal (ainda mais) do título do Euro'2024. Mas no que toca a dinheiro já somado, a FPF amealhou mais de 15 milhões de euros.
Quem já não estará nos quartos de final é Artur Soares Dias. O árbitro português foi mandado para casa, com o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol a lamentar o sucedido. Outro ausente desta fase deverá ser o ex-Sporting Demiral, que poderá ser castigado por dois jogos.
Mas não é só o Portugal-França que acontece esta sexta-feira. A anfitriã Alemanha medirá forças com a Espanha pelo primeiro lugar nas meias-finais. A propósito da presença nesta fase a eliminar, Grimaldo concedeu uma entrevista em que considerou ter sido o melhor lateral esquerdo da última temporada.
Certo é que as emoções do Euro'2024 estão de volta já esta sexta-feira depois de dois dias de pausa e esperam-se duas grandes partidas no arranque dos quartos de final.
Os jogos deste dia
Espanha-Alemanha, 17h00 (Mercedes-Benz Arena, Estugarda) - Sport TV1
Portugal-França, 20h00 (Volksparkstadion, Hamburgo) - TVI
Leia Também: UEFA vai suspender Demiral por dois jogos após gesto polémico