Depois de três jogos com direito a prolongamento, e dois deles apenas resolvidos nas grandes penalidades, eis que os Países Baixos conseguiram agarrar, na noite deste sábado, o último bilhete para as meias finais do Euro'2024 ao derrotar a Turquia (2-1), com direito... a uma reviravolta.
Depois de uma primeira parte onde os turcos foram melhores, com Samet Akaydin a marcar aos 35 minutos, a laranja mecânica afinou a estratégia ao intervalo e regressou ao campo determinada em 'virar' a história que estava a ser escrita em Berlim, onde dentro de oito dias se vai jogar a grande final da prova.
Os turcos até podiam ter dilatado a vantagem logo no reatar da partida, com Arda Turan a acertar no poste na sequência de um livre direto, mas viram os Países Baixos marcar dois golos em... seis minutos.
Stefan de Vrij (70'), com um cabeceamento imperial, e Gakpo (76'), a meias com Muldur, assinaram os golos da reviravolta neerlandesa.
A Turquia apostou tudo nos últimos minutos para esbarrou no muro erguido por Bart Verbruggen, que acabaria por segurar a vantagem e confirmar a passagem dos Países Baixos às meias-finais, onde agora vão medir forças com a Inglaterra, em jogo agendado para a noite de quarta-feira, em Dortmund.
Quadro das meias finais
- Espanha-França, terça-feira, 20h00 (Munique)
- Inglaterra-Países Baixos, quarta-feira, 20h00 (Dortmund)
Leia Também: Revelado o 'segredo' nos penáltis que decidiu o Inglaterra-Suíça