O Sporting já tem a sua pré-temporada em marcha e esta sexta-feira até há um particular com o Torreense. Para trás ficam semanas de descanso para alguns, e também de idas às seleções para seis 'mosqueteiros' de Rúben Amorim.
Geny Catamo, Hidemasa Morita e Ousmane Diomande já se encontram às ordens do treinador leonino, mas não se livraram de mais uns dias de trabalho no início de junho por conta da qualificação para o Mundial'2026.
Comecemos pelo central. Diomande juntou-se aos trabalhos da seleção da Costa do Marfim para... nada. O jogador, de 20 anos, nem sequer saiu do banco no duelo contra o Quénia. Morita também teve uma ida mais descansada à seleção. Depois de ser titular na goleada contra Mianmar, o médio não foi utilizado na vitória 'gorda' sobre a Síria.
O mesmo não se pode dizer sobre Geny Catamo. O ala juntou-se aos trabalhos da seleção de Moçambique e abandonou-os com quase 180 minutos nas pernas. Depois da titularidade e assistência ante a Somália, o jovem voltou a repetir a façanha contra a Guiné e vestiu a pele de herói ao marcar o golo da vitória da equipa orientada por Chiquinho Conde.
Catamo já na pré-temporada do Sporting© Sporting CP
Dupla no Europeu... e uma eliminação com confrontos
De férias continuam Gonçalo Inácio e Morten Hjulmand, que foram convocados para o Euro'2024. Franco Israel também está ausente na seleção e ainda tem um jogo pela frente antes de seguir para o período de férias.
Coloquemos os olhos na Alemanha. Depois da polémica que se gerou com a chamada de apenas um jogador do Sporting à seleção nacional, Gonçalo Inácio teve pouco tempo de jogo na equipa das quinas. O central somou apenas um jogo nesta viagem fugaz até solo alemão, sendo titular na derrota contra a Geórgia. Foram apenas 90 minutos no Europeu.
Já Morten Hjulmand foi uma 'bússola' no meio-campo da Dinamarca. Titular nos três jogos que realizou, o médio esteve no bom e no mau neste Euro'2024. Um desvio da bola com o rabo 'traiu' a seleção na estreia, mas o nórdico rapidamente deixou o assunto para trás com um golaço que selou o empate diante de Inglaterra. Voltou a ser titular contra a Sérvia, mas viu um cartão amarelo que o retirou da eliminação nos 'oitavos' contra a Alemanha.
Ainda na seleção está Franco Israel... mas podia até estar de férias. O uruguaio não foi sequer opção em nenhum dos duelos do Uruguai na Copa América e até viu a sua seleção ser eliminada da prova num encontro recheado de polémica. Segue-se um duelo diante do Canadá, de Eustáquio, pelo terceiro lugar.
Leia Também: 'Trintões' despedem-se do Sporting e Amorim enfrenta rejuvenescimento
Leia Também: Do 'Super' Diogo ao fracasso. O que fizeram os 'emprestados' do FC Porto?