França estreia-se com vitória, Argentina derrotada e houve polémica

A França estreou-se hoje com uma vitória categórica sobre os Estados Unidos, por 3-0, no torneio Olímpico Paris2024 de futebol, enquanto a Argentina, outra das favoritas ao ouro, perdeu, em jogo polémico, com Marrocos, por 2-1.

Notícia

© Getty Images

Lusa
24/07/2024 23:56 ‧ 24/07/2024 por Lusa

Desporto

Jogos Olímpicos

Só na segunda parte é que a seleção gaulesa conseguiu materializar a sua superioridade, com golos do veterano ponta de ponta Alexandre Lacazette, aos 61 minutos, do jovem médio Michael Olise, transferido neste defeso dos ingleses do Crystal Palace para o Bayern de Munique por 70 milhões de euros, aos 69, e do central Loic Bade, que alinha nos espanhóis do Sevilha, aos 85.

 

No outro jogo do grupo A, a Nova Zelândia venceu a Guiné Conacri por 2-1, o que permite à seleção neozelandesa partilhar a liderança com a França, com os mesmos três pontos, mas em desvantagem na diferença de golos, enquanto as seleções africana e norte-americana seguem com zero pontos.

No entanto, a primeira jornada do torneio de futebol ficou marcada pelo ocorrido no jogo entre Marrocos e a Argentina, que foi retomado quase duas horas depois, na sequência de incidentes e de um golo argentino, que acabou anulado, depois de ambas as equipas recolherem aos balneários, com os marroquinos a venceram por 2-1.

O que parecia ser o final da partida, com o segundo golo argentino que fixava o resultado em 2-2, aos 90+16 minutos, era apenas uma suspensão da mesma, devido a uma invasão do relvado do estádio Geoffroy-Guichard, em Saint-Etienne, por cerca de 20 adeptos marroquinos, além de garrafas e copos que foram arremessados.

Mais de uma hora depois, o sítio oficial dos Jogos indicou que os jogadores iriam regressar ao relvado para disputar três minutos em falta, já sem público nas bancadas.

Pouco depois, surgiu a indicação que o árbitro anulou o golo da Argentina por fora de jogo e que a partida foi retomada com Marrocos a vencer por 2-1, resultado que se manteve até final.

Em Saint-Étienne, a seleção 'albiceleste', com o central Nicolás Otamendi, do Benfica, no 'onze', chegou a ter uma desvantagem de dois golos, devido a um 'bis' do avançado Soufiane Rahimi, aos 45+2 minutos e aos 51, o segundo de penálti.

A Argentina, aos 68 minutos, reduziu por Giuliano Simeone, do Atlético de Madrid, e aos 90+16 marcou, por Cristian Medina, mas o golo acabou por ser anulado.

Os argentinos entram, assim, no Grupo B com uma derrota, com Marrocos a somar um triunfo no arranque da prova, mas houve outra surpresa com a vitória do Iraque sobre a Ucrânia, por 2-1, o que coloca a seleção iraquiana a partilhar a liderança com a seleção marroquina, ambas com três pontos e o mesmo número de golos marcados e sofridos.

No Grupo C, a Espanha confirmou o seu favoritismo e venceu o Uzbequistão por 2-1, graças aos golos do lateral direito Marc Pubill, do Almeria, aos 29 minutos, após assistência do ex-bracarense Abel Ruiz, e de Sergio Gomez, médio da Real Sociedad, aos 62, o qual, três minutos antes, falhara a execução de um penálti.

No Parque dos Príncipes, em Paris, o Uzbequistão chegou a fazer o 1-1 no final da primeira parte, aos 45+3 minutos, através do avançado Eldor Shomurodov, jogador da Roma, de grande penalidade.

Além da Espanha e do Uzbequistão, integram o Grupo C as seleções do Egito e da República Dominicana, que hoje empataram sem golos, o que confere à seleção espanhola a liderança isolada do grupo C.

Todavia, a seleção que foi protagonista do resultado mais desnivelado da primeira jornada foi o Japão, que goleou o Paraguai por 5-0, em jogo do Grupo D, tirando partido, em parte, da expulsão do médio paraguaio Wilder Viera, aos 25 minutos.

A seleção nipónica, que foi para o intervalo já em vantagem, graças a um golo do médio Shunsuke Mito, aos 19 minutos, acabou por desequilibrar o jogo na segunda parte, com mais quatro golos sem resposta.

No outro jogo do grupo, Mali e Israel empataram a um golo, o que permite ao Japão liderar isolado com três pontos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

A reação de Cristiano Ronaldo após o primeiro golo com 40 anos

Redes Sociais

A reação de Cristiano Ronaldo após o primeiro golo com 40 anos

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2151
2Benfica2044
3FC Porto2143
4Sp. Braga2040
5Santa Clara2035
6Casa Pia2030
7Vitória SC2029
8Estoril2027
9Famalicão2024
10Rio Ave2024
11Moreirense2023
12Gil Vicente2022
13Arouca2022
14C.D. Nacional2019
15AVS2018
16Estrela2017
17Farense2015
18Boavista2012
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Há quatro razões para optar por um Renault Clio a GPL

Renault

Há quatro razões para optar por um Renault Clio a GPL

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas