Apenas três dias após o empate frente ao Brentford (1-1), o Benfica não teve grandes dificuldades para golear o Feyenoord, por 5-0, este domingo, conquistando a sua quinta Eusébio Cup, na 12.ª edição da prova que foi criada em 2008 para homenagear a antiga glória do futebol nacional.
Numa noite de sonho para os reforços que chegaram à Luz, o clube encarnado protagonizou uma primeira parte digna de registo, com particular destaque para uns verdadeiros '10 minutos à Benfica' em que foram apontados... quatro golos.
Ao nono minuto da partida, Gianluca Prestianni apareceu de forma oportuna no interior da grande área e, com um remate pleno de intenção, rubricou um golaço na hora de desfazer o nulo, sendo que Vangelis Pavlidis, reforço de verão, não quis ficar atrás da promessa argentina. Em apenas dois minutos, o avançado grego bisou (13' e 14') ao beneficiar dos passes de João Mário e Beste, colocando a Luz em ebulição com um 3-0 no fecho do primeiro quarto e hora.
Não ficaria por aí. Aos 18 minutos, na conversão de um livre direto, Beste tentou a sua sorte e beneficiou de um desvio em Hadj Moussa para apontar o 4-0 no encontro, naquele que seria o fecho dos tais '10 minutos à Benfica' absolutamente frenéticos.
O jogo, a partir dessa altura, começou a serenar, dado que o conjunto de Roger Schmidt baixou ligeiramente o ritmo, embora tenha ficado perto da mão cheia antes do intervalo, quando Prestianni viu o seu remate bater com estrondo na barra, aos 39 minutos.
A abrir o segundo tempo, Álvaro Carreras, Marcos Leonardo e David Neres renderam Beste, Prestianni e João Mário, respetivamente, mas a verdade é que, com Pavlidis em campo, as águias mantiveram-se em busca do quinto golo, sendo que, mesmo depois da saída do grego para a entrada de João Rêgo (bem como das entradas de Bajrami e Tiago Gouveia para os lugares de Tomás Araújo e Bah), David Neres teve ainda um golo anulado por fora de jogo, aos 76 minutos.
Já nos últimos minutos, Arthur Cabral, acabado de entrar em jogo, tratou de assinar o 5-0 final, aos 89 minutos, beneficiando do passe de Tiago Gouveia.
Desta forma, o Benfica conquista a sua terceira vitória ao quinto jogo de pré-época, seguindo-se o particular diante do Fulham, no Algarve, na próxima sexta-feira, antecedendo o arranque do campeonato, com a deslocação a Famalicão, no próximo dia 10 de agosto.
Leia Também: Jogadores do Benfica passaram por estátua de Eusébio e adeptos 'vibraram'