Sporting-FC Porto: Adeus, férias. Supertaça 'reabre' o futebol português

Supertaça Cândido de Oliveira é jogada este sábado, no Estádio Municipal de Aveiro.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
03/08/2024 07:41 ‧ 03/08/2024 por Notícias ao Minuto

Desporto

Antevisão

O 'pontapé de saída' da época 2024/25 é dado este sábado por Sporting e FC Porto, com a disputa da Supertaça Cândido de Oliveira.

 

Os leões, campeões nacionais em título, querem um desfecho diferente daquele que se verificou na Taça de Portugal, no passado mês de maio, que terminou com a vitória dos azuis e brancos, por 2-1. Já os dragões, agora com Vítor Bruno 'ao leme', esperam começar com o 'pé direito' a nova temporada e fazer esquecer a saída atribulada de Sérgio Conceição, que tanto deu que falar.

Se o histórico de confrontos servisse para atribuir favoritismos, então o FC Porto seguiria em vantagem para este novo duelo. Em 249 jogos realizados, os dragões venceram 92 vezes, enquanto que o Sporting levou a melhor em 84 ocasiões, sobrando 73 empates (algo que, como é sabido, não poderá acontecer este sábado).

No entanto, quando a bola começar a rolar é hora de esquecer o passado e de começar a desenhar o futuro, com os adeptos do futebol português a desejarem que esta nova época seja recheada de golos e de momentos de felicidade. O apito inicial da Supertaça está agendado para as 20h15 e terá transmissão na RTP1.

Treinadores em discurso direto

Rúben Amorim:

Vítor Bruno aponta equipa técnica como 'arma' do rival: "Relembrando uma conversa com um grande treinador do FC Porto, isso são histórias de embalar, digamos assim. Não me deixo levar por isso. Agradeço o elogio. É uma equipa técnica muito forte, muita simpatia pela família da minha mulher, em Coimbra, que é da mesma zona. Desejamos a todos a melhor sorte, não nas taças e no campeonato, mas que tenha sorte na carreira".

Mais importante para o Sporting ou o FC Porto: "Não posso falar pelo Vítor Bruno. Sinto-me muito mais pressionado agora. Era algo que eu não entendia. Estamos nos Jogos Olímpicos, e vi gente que já ganhou muitas medalhas a dizer que a pressão é cada vez maior, e eu consigo perceber. Poderá ser a inconsciência de quando cheguei, mas sinto-me muito pressionado agora. Sinto que é muito mais importante para nós do que para o FC Porto, porque estamos num patamar diferente ao que começámos. Temos uma estabilidade diferente. O FC Porto é que viveu um momento de instabilidade. A responsabilidade está mais do nosso lado".

Estabilidade defensiva: "Temos de mudar, mas também era essa a evolução que queríamos fazer. O Seba controlava muito bem, era muito inteligente e era forte no jogo aéreo. Todos os treinadores fazem essas adaptações tendo em conta as características dos jogadores. Vamos tentar aproveitar isso para trabalhar outras coisas. Estamos a tentar dar esse passo. Sofremos muitos golos no início, mas depois fomos quase a melhor defesa e tivemos vários jogos sem sofrer no fim. O importante é partirmos desse ponto e não darmos passos atrás".

Vítor Bruno:

Internacionais vão a jogo? "O que disse ontem foi com base em dados concretos. Temos ferramentas que nos permitem avaliar em que ponto nos chegaram os internacionais. Uns estão mais preparados, outros nem tanto. Decisões já foram tomadas, uns vão a jogo, outros ficarão de fora e alguns vão a jogo durante o mesmo. É a realidade do mundo atual do futebol. O futuro próximo vai dar-nos um espectro mais alargado de opções, tal como acontece nas seleções".

Importante começar com um título? "Ganhar é sempre importante, seja em que circunstância for e contra quem for. Falamos da Supertaça, está um troféu em casa e o clube está habituado a grandes níveis de conquista. Devemos separar os caminhos: é um jogo isolado e não tem continuidade no que será a época. Vai ser uma época exigente e o que acontecer no sábado não terá reflexos no que será o desenrolar da época. Entrar a ganhar é importante, a equipa está bem e sente-se energia e confiança, para além de alguma desconfiança que deve existir sempre. É um jogo altamente competitivo e é isso que esperamos amanhã".

Poucas mudanças na equipa: "Não perder mais ninguém é uma mais-valia. Temos alvos bem identificados no caso de alguém sair, porque é uma possibilidade, mas seguindo um escrutínio detalhado, até pelas dificuldades financeiras que são conhecidas. Se mantivermos toda a gente, para mim perfeito, não faço questão de ir buscar mais ninguém".
 
 Últimos onzes

Sporting: Kovacevic; Geny Catamo; Gonçalo Inácio; Zeno Debast; Eduardo Quaresma; Geovany Quenda; Morten Hjulmand; Morita; Pedro Gonçalves; Francisco Trincão; e Viktor Gyokeres;

FC Porto: Cláudio Ramos; João Mário; João Pedro; Otavio; Martim Fernandes; Alan Varela; Marko Grujic; Ivan Jaime; Nico Gonzales; Gonçalo Borges; Danny Namaso.

Últimos resultados

Sporting: V-D-E-V-V

FC Porto: V-V-V-V-V

Ausências

Sporting: St. Juste, Nuno Santos, Rafael Nel (lesionados), Matheus Reis (suspenso).

FC Porto: Zaidu e Marcano (lesionados).

Leia Também: FC Porto preparou Supertaça sob o olhar atento de André Villas-Boas

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Man. United destaca números de Bruno Fernandes: "Magnífico"

Inglaterra

Man. United destaca números de Bruno Fernandes: "Magnífico"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Autocar

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas