Ver um atleta ser presenteado com uma medalha olímpica é fonte de orgulho para qualquer país que se preze. No entanto, alguns querem captar essa imagem mais do que outros, pelo que adotaram uma política de distribuição de prémios... original, para Paris'2024.
É o caso, por exemplo, de Hong Kong, que, tal como refere, este domingo, a estação televisiva francesa RMC Sport, já ofereceu bilhetes de metro gratuitos a Cheung Ka Long e Vivian Kong Man Wai. A dupla levou o ouro, na esgrima, e ainda viu uma cadeia de ginásios presenteá-la com uma inscrição gratuita para toda a vida.
A Coreia do Sul, por seu lado, isenta os medalhados dos Jogos Olímpicos do serviço militar obrigatório, ao passo que a Malásia promete entregas de comida gratuita, assim como um SUV e até mesmo um luxuoso apartamento.
A companhia aérea da Colômbia, Avianca, oferece 100.000 milhas aéreas gratuitas a quem levar o ouro, 50.000 a quem levar a prata e 30.000 a quem levar o bronze. Já no México, distribuiu-se... fundos confiscados pela Justiça dos EUA a um político acusado de lavagem de dinheiro.
A Polónia presenteia os 'heróis' com um diamante, um bónus de 250.000 zlotys (58.340 euros), um apartamento T2, um quadro e férias pagas. No Iraque, o 'jackpot' é de 1.000.000 dólares (920.000 euros) a quem garantir, pelo menos, o bronze.
Na Indonésia, oferecem-se vacas, terrenos e ouro, nas Filipinas, promoções militares, na Índia, voos gratuitos e um SUV, e, finalmente, em Singapura, os medalhados recebem... os serviços de um motorista privado, que também contempla toda a família, durante um ano.
Leia Também: Lin Yu-ting, atleta hiperandrógena, garante medalha nos Jogos Olímpicos