Uma semana após ter deixado o 'sorvete' no congelador, com o empate (0-0) na Pedreira, o Sporting de Braga tratou de 'derreter' o Servete, numa deslocação vitoriosa até Genebra (1-2), esta quinta-feira, carimbando o acesso ao playoff da Liga Europa, na (re)estreia de Carlos Carvalhal como treinador dos arsenalistas. Segue-se o Rapid Viena como próximo adversário.
Embora os suíços até tenham entrado ligeiramente mais fortes, o conjunto minhoto soube ter a paciência e virtude necessárias para, com três dias de trabalho com o sucessor de Daniel Sousa, começar a assustar o adversário. Pelo meio, João Moutinho saiu lesionado e Roger entro mais cedo do que o previsto.
Já à beira do intervalo, o primeiro golo acabaria mesmo por nascer de uma bela jogada coletiva, com a assistência de Victor Gómez para mais um golo de El Ouazzani, aos 45+1', numa altura bastante importante para o Sporting de Braga.
Com a vantagem pela margem mínima no jogo e na eliminatória, Carlos Carvalhal apostou em Roberto Fernández para o lugar de El Ouazzani e, novamente com direito a nota artística, o avançado espanhol tratou de fazer o segundo golo, tranquilizando a equipa, os adeptos e até António Salvador.
A verdade é que, já em tempo de descontos, Kutesa aproveitou uma falha de Niakaté para reduzir a desvantagem (90+1') e deixar as dúvidas no ar quanto ao desfecho da eliminatória, que acabaria mesmo por ser sorridente para o Sporting de Braga. Segue-se o Rapid Viena no acesso à fase principal da Liga Europa, com os minhotos a evitarem um duplo confronto com o Chelsea caso tivessem 'caído' para a Liga Conferência.
[Notícia atualizada às 21h32]
Onzes
Servette: Jeremy Frick, Keigo Tsunemoto, Rouller, Yoan Severin, Bradley Mazikou, Gael Ondoua, Douline, Timothé Cognat, Alexis Antunes, Magnin e Enzo Crivelli.
Sporting de Braga: Matheus Magalhães, Victor Gómez, Sikou Niakaté, Bright Arrey-Mbi, Adrián Marín, Vitor Carvalho, João Moutinho, Rodrigo Zalazar, Bruma, Ricardo Horta e Amine El Ouazzani.
Antevisão
O Sporting de Braga volta a jogar na Liga Europa, esta quinta-feira, na deslocação até à Suíça, onde vai defrontar o Servette na luta por um lugar no playoff, já depois do empate (0-0) na primeira mão da terceira pré-eliminatória da segunda maior prova europeia de clubes.
Os arsenalistas avançam para o quinto jogo da temporada (dois triunfos e dois empates até ao momento) com um novo treinador, uma vez que Carlos Carvalhal aceitou regressar aos minhotos para suceder o demitido Daniel Sousa.
O experiente treinador português tem, assim, em mãos, uma importante decisão logo na sua re(estreia), dado que, caso o Sporting de Braga não saia a sorrir de território helvético, terá de defrontar o 'poderoso' Chelsea no playoff da Liga Conferência. No entanto, se passar à próxima fase, defrontará o Rapid Viena ou o Trabzonspor no acesso à fase principal da Liga Europa.
O jogo tem apito inicial agendado para as 19h30 (horário de Portugal Continental), no Stade de Genève, com arbitragem do croata Igor Pajac, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Carvalhal e o convite de Salvador no Sp. Braga: "Sentei-me e aceitei"
Leia Também: Eis os árbitros para os jogos europeus de Sporting de Braga e Vitória SC