À terceira jornada da I Liga, o Sporting tem uma deslocação ao Algarve para defrontar o Farense, que ainda só somou derrotas esta época. A comandar o emblema de Faro, ainda assim, está um timoneiro que tem feito suar o atual campeão nacional ao longo dos últimos anos.
José Mota defrontou o Sporting pela primeira vez como treinador em 2000, ao serviço do Paços de Ferreira, e, ao todo, já se cruzou com o emblema de Alvalade por 30 vezes.
Depois de deixar os castores, o treinador, de 60 anos, percorreu vários outros clubes da I Liga e já soma 29 golos contra a equipa agora comandada por Rúben Amorim - o que representa uma média de 0,97 golos por jogo, aproximadamente.
Embora seja necessário 'viajar' até 2018 para recordar a última vitória de José Mota contra o Sporting, esta continua a ser de 'má memória' para o clube verde e branco. Falamos, está claro, da final da Taça de Portugal, na qual o Clube Desportivo das Aves conseguiu um triunfo por 2-1, no Estádio Nacional do Jamor. Nesse jogo, Alexandre Guedes marcou para o emblema de Vila das Aves aos 16' e aos 72', enquanto que Fredy Montero fez o único golo do Sporting, aos 85'. Jorge Jesus, recorde-se, era o treinador dos leões.
Será que o Sporting pode viajar confiante para Faro?
Apesar desta final que continua a ser difícil de esquecer pelos sportinguistas, a verdade é que José Mota só conseguiu levar a melhor nem oito dos 30 jogos já disputados.
Desde a conquista da Taça de Portugal, o treinador natural de Paredes foi ao estádio do Sporting com o Aves e recebeu, depois, este mesmo adversário por duas vezes: uma ao serviço do Chaves, em 2019, e outra em 2023, já pelo Farense. Também com os leões de Faro, José Mota viajou até Alvalade para mais dois jogos, em 2023 e 2024.
O Sporting foi superior em todos estes cinco jogos referidos, mas importa sublinhar que José Mota conseguiu sair sempre com pelo menos um golo marcado. Mais curioso ainda é perceber que, ao todo, essa mão cheia de encontros terminou com nove golos marcados pelas equipas do atual treinador do Farense.
Agora que olhámos para os números, vale lembrar que o Sporting tem sentido algumas dificuldades na reformulação da defesa, em virtude das saídas de Sebastián Coates, Luís Neto e Antonio Adán, suplantadas pelas contratações de Zeno Debast e Vladan Kovacevic. Os números mostram que há uma forte probabilidade do campeão nacional sofrer pelo menos um golo esta sexta-feira e será preciso esperar para ver qual o 'antídoto' que Rúben Amorim está a preparar para inverter esta tendência.
Recorde-se que o jogo entre Farense e Sporting tem apito inicial marcado para as 20h15. Os leões de Faro chegam a este encontro com duas derrotas sofridas nas primeiras jornadas do campeonato, enquanto que os leões de Lisboa somam duas vitórias.
Leia Também: Da Catalunha para Portugal, Vitor Roque chega com 'bagagem' passada