A terceira jornada do campeonato nacional arranca esta sexta-feira, no Estádio do Algarve, num encontro que irá opor Farense e Sporting. Os leões de Faro chegam ao jogo com duas derrotas, diante de Moreirense (1-2) e Rio Ave (1-0), enquanto que os leões de Lisboa já somam seis pontos, frente a Rio Ave (3-1) e Nacional (1-6).
Apesar destes dois maus resultados, o Farense acredita que é possível surpreender o campeão nacional em título e conta, para isso, com o talento que José Mota já demonstrou ter para conseguir desmontar a defesa verde e branca, com uma média de 0,97 golos marcados por jogo frente ao clube de Alvalade em todos os clubes da I Liga por onde passou.
O encontro entre Farense e Sporting está marcado para as 20h15 e será apitado por Tiago Martins, da Associação de Futebol de Lisboa.
Treinadores em discurso direto
José Mota:
Jogar no Estádio do Algarve deverá servir para motivar: "É no Estádio Algarve, é lá que nós temos de dar o nosso melhor, alhear-nos de alguns fatores que nos possam... não direi prejudicar, mas tentar que sejam de motivação para nós".
Derrota do Sporting no 1.º jogo oficial da época: "Embora não tivesse começado bem o seu 'campeonato', porque no jogo da Supertaça [derrota com o FC Porto por 4-3, após prolongamento] também teve alguns dissabores. Isto também serve de atenção para nós percebermos que, independentemente de ser uma equipa muito, muito forte, também tem os seus pontos fracos, que nós teremos de saber explorar".
Rúben Amorim:
Análise ao Farense de José Mota: "Obviamente esperamos muitas dificuldades. É sempre complicado jogar em Faro. O estádio [do Algarve] é diferente. Terá as dimensões normais em que costumamos jogar. Conhecemos o treinador e o espírito que dá à equipa. Acho que o Farense melhorou. O Filipe Soares é diferente do Mateus. Têm centrais que constroem melhores. Tudo leva o seu tempo. Prevejo um jogo difícil. Já jogámos contra eles na pré-época e, sabendo do espírito, isso é importante. Há coisas que temos de melhorar, contra um adversário difícil que tem um treinador com mais anos do que nós no futebol português".
Persistência em Ioannidis: "Não sei qual a primeira opção [para contratações]. Não vou comentar esse aspeto. Há jogadores diferentes para posições diferentes. Não sabia que estávamos já numa terceira opção para essa posição [ponta de lança]. Há coisas que conseguimos, outras não. Já estivemos nesta situação. Quando nos sentimos muito apertados, costumamos fazer asneira. Já as fiz. Vou tentar não fazer. Estamos a tentar essa primeira opção. Vamos ver se conseguimos a tempo. Estaremos preparados. Estou disposto a esperar o máximo dos meus jogadores. Todos têm dado boas respostas. Queremos sempre as primeiras opções".
Gestão antes do Clássico... e os regressos: "O Rodrigo Ribeiro e o Nuno Santos estão de volta. Vão ser ambos convocados. Alterações? Este é o jogo mais importante. Não há gestão. Todos querem jogar. A melhor maneira de preparar o jogo seguinte é ganhar este. A melhor equipa vai jogar e sabemos que vamos ter dificuldades para vencer o Farense. Só pensamos no Farense".
Últimos onzes
Farense: Ricardo Velho, Rivaldo, Marco Moreno, Lucas Áfrico, Talys, Neto, Cáudio Falcão, Belloumi, Filipe Soares, Bermejo.
Sporting: Kovacevic, Quaresma, Diomande, Gonçalo Inácio, Quenda, Morita, Daniel Bragança, Geny Catamo, Francisco Trincão, Gyokeres.
Últimos resultados
Farense: D-D-E-V-E
Sporting: V-V-D-V-V
Ausentes
Farense: Kaique Pereira e Luiz Felipe (lesão).
Sporting: Hjulmand, Nuno Santos e St. Juste (lesão).