O FC Porto anunciou, este sábado, a contratação de Deniz Gul ao Hammarby sem revelar a verba da transferência (na ordem dos cinco milhões de euros), menos de 24 horas depois de também ter oficializado a chegada de Samu Omorodion. O avançado de 20 anos assinou um contrato de cinco temporadas e é o novo camisola 27 dos dragões.
"Os Dragões eram Campeões Europeus em título quando o mais recente reforço nasceu na capital da Suécia. Filho de pai turco e de mãe sueca, Deniz Gül começou a jogar futebol nas escolas do Stuvsta IF, um clube da terra natal, antes de ingressar nos escalões de formação do Segeltorps IF, do IF Brommapojkarna, do AIK Solna e do FC Djursholm", pode ler-se no comunicado do FC Porto, que destaca o percurso do mais recente reforço.
"Os números deixaram os responsáveis agradados e Deniz Gül estreou-se no principal escalão em outubro do 2023, logo contra o rival Djurgårdens. Titular e totalista na semana seguinte, nunca mais deixou de ser aposta, representou as equipas nacionais de sub-20 e sub-21, deu-se a conhecer ao mundo do futebol e captou a atenção dos olheiros atentos ao futebol nórdico. Trata-se de um avançado possante com experiência nas posições mais recuadas, capaz de aparecer em espaços mais distantes da área e que não pede licença na hora de atirar à baliza", concluem os dragões, que recordam ainda os compatriotas Lars Eriksson (1996 e 1997) e Fredrik Söderström (2001 e 2002), que também vestiram a camisola do clube azul e branco.
Refira-se que Deniz Gul estava cumprir a terceira temporada na equipa principal do Hammarby e contabilizava, na atual, três golos e duas assistências em 17 jogos disputados. O ponta de lança sueco conta ainda com duas internacionalizações pelos sub-21.
𝗔𝗥𝗘 𝗬𝗢𝗨 𝗥𝗘𝗔𝗗𝗬? Deniz Gül é Dragão 🇸🇪 #InvictosDeCoração pic.twitter.com/I3Gi84PZ3L
— FC Porto (@FCPorto) August 24, 2024