Meteorologia

  • 13 SEPTEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 30º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Golo a abrir, expulsão… FC Porto vence jogo rico em peripécias e é líder

Triunfo sobre o Rio Ave mantém os dragões ‘colados’ ao Sporting, no topo da I Liga.

Golo a abrir, expulsão… FC Porto vence jogo rico em peripécias e é líder
Notícias ao Minuto

19:57 - 24/08/24 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

O FC Porto deu, ao final da tarde deste sábado, continuidade àquele que se está a revelar um arranque de temporada ‘imaculado’, ao receber e bater o Rio Ave, por 2-0, perfazendo um ciclo de quatro vitórias ao cabo de tanto outros jogos disputados em todas as provas, até ao momento.

 

Wenderson Galeno marcou, aos 18 segundos, aquele que foi o mais rápido golo da história do Estádio do Dragão, abrindo caminho a um triunfo que se tornou ainda mais tranquilo, quando, à beira do apito para o intervalo, Patrick William foi expulso e deixou os vila-condenses reduzidos a dez unidades.

Um dragão para maiores de 18

O FC Porto entrou em campo sabendo, de antemão, que não podia vacilar, sob risco de deixar escapar o Sporting, na liderança da I Liga, e procurou resolver o jogo o mais rapidamente possível. De tal maneira que conseguiu adiantar-se no marcador apenas… 18 segundos após o apito inicial.

Iván Jaime bombeou a bola para o coração da grande área, onde apareceu Wenderson Galeno a desviar, de primeira, com um fantástico remate acrobático, para o fundo da baliza. O mote estava dado, e deu azo a uma exibição, verdadeiramente, avassaladora por parte dos homens de Vítor Bruno.

Jhonatan Luiz foi fazendo todos os possíveis para evitar a ‘derrocada’ vila-condense, e somou uma série de grandes defesas, a remates de Danny Namaso (aos 7’), Iván Jaime (aos 11’ e 24’) e Martim Fernandes (aos 15’). No entanto, aos 30, nada pôde fazer para desviar um remate cruzado de Nico González, que dilatou a vantagem azul e branca.

Luís Freire assistiu a tudo isto, a partir do banco de suplentes, ‘possesso’, e, aos 37 minutos, disse basta, promovendo, não uma, não duas, mas três alterações de uma assentada só. Na tentativa de contrariar o rumo dos acontecimentos, lançou Tiago Morais, Olinho e Fábio Ronaldo, para o lugar de Kiko Bondoso, João Tomé e Tiago Morais.

Mexidas que ajudaram a equipa a estabilizar… durante cinco minutos, o tempo que passou entre as mesmas e a exibição do segundo cartão amarelo e respetivo vermelho a Patrick William, devido a uma ‘pisadela’ sobre Nico González, que tornou uma eventual resposta virtualmente impossível.

Só Jhonatan Luiz impediu o pior

A segunda parte começou tal como a primeira terminou. Isto é, com o FC Porto por cima do jogo… e à procura do golo. O primeiro sinal de aviso pertenceu a Vasco Sousa, que, aos 55 minutos, desferiu um potente remate, à entrada da grande área, que passou a centímetros da baliza adversária.

Três minutos depois, o ‘show’ de Jhonatan Luiz voltou a passar nos ‘ecrãs’ do Estádio do Dragão. Pepê surgiu na pequena área, aparentemente, com tudo para marcar, mas o guarda-redes brasileiro ‘voou’ e desviou a bola para canto, com uma defesa, verdadeiramente, ‘monstruosa’.

Já na reta final, e sem nada a perder, os homens de Luís Freire apresentaram uma face mais ousada, e chegaram mesmo a ameaçar reabrir o jogo, não tivesse Marious Vrousai falhado o desvio para a baliza adversário, pelo que o resultado acabou por não sofrer qualquer outra alteração.

Feitas as contas, com este triunfo, o FC Porto passa a somar nove pontos, pelo que regressa à liderança da I Liga, em igualdade com o Sporting. O Rio Ave, por seu lado, é 11.º classificado, com três pontos, tantos quanto Benfica, Boavista e Gil Vicente (que ainda vão entrar em ação), ao cabo de três jornadas.

Momento do jogo: O FC Porto entrou (muito) bem, mas Luís Freire não se deixou amedrontar, e, aos 37 minutos, promoveu três alterações de uma vez só. O Rio Ave pareceu reagir bem às mexidas, mas não teve tempo para capitalizar as mesmas, visto que, apenas cinco minutos depois, Patrick William foi expulso e ‘matou’ o jogo.

Onzes

FC Porto: Diogo Costa; Martim Fernandes, Otávio Ataíde, Zé Pedro, Wenderson Galeno; Alan Varela, Nico González, Vasco Sousa; Iván Jaime, Pepê e Danny Namaso.

Rio Ave: Jhonatan Luiz; Marious Vrousai, Patrick William, Renato Pantalon, Aderllan Santos, Tiago Morais; João Novais, Amine Oudrhiri; João Tomé, Kiko Bondoso e Clayton Silva.

Antevisão

O FC Porto recebe, ao final da tarde deste sábado, o Rio Ave, sabendo, de antemão, que não pode errar, visto que, na véspera, o Sporting alcançou uma goleada, por 0-5, na visita ao Farense, resultado que lhe permitiu isolar-se, provisoriamente, na liderança da I Liga, com uma vantagem de três pontos sobre os eternos rivais.

Os homens de Vítor Bruno terão, nesse sentido, de dar continuidade àquele que se vai perfilando como um arranque de temporada 'imaculado', com três vitórias ao cabo de tantos outros jogos, nos quais marcaram nove golos e sofreram apenas três.

Do outro lado da 'barricada', estará um conjunto vila-condense, também ele, moralizado, fruto do triunfo alcançado, no passado fim de semana, perante o Farense, por 1-0. Soma, mas já, três pontos, registo que o vai deixando no meio da tabela.

O FC Porto-Rio Ave irá contar com a arbitragem de Iancu Vasilica, juiz da Associação de Futebol de Vila Real, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 18h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: FC Porto 'risca' Francisco Conceição dos convocados para forçar a saída

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório