Portugal retificou os erros cometidos no particular de preparação para o Euro’2024, em junho passado, e venceu a Croácia, por 2-1, esta quinta-feira, no jogo que deu início à participação lusa na Liga das Nações, disputado no Estádio da Luz.
Diogo Dalot assumiu o papel de protagonista na primeira parte e marcou nas duas balizas, o que o fez estar no melhor e no pior da equipa das quinas. A noite tornou-se mais especial com Cristiano Ronaldo a chegar ao golo 900 da carreira.
Da ‘lot(aria)’ lusa saíram dois golos
A equipa das quinas, talvez inspirada pela homenagem feita a Pepe, que terminou a carreira este verão, entrou com tudo e precisou de apenas sete minutos para inaugurar o marcador. Rapidamente se tornou perceptível que Diogo Dalot, uma das novidades introduzidas por Roberto Martínez no onze inicial, procuraria fazer diagonais para chegar à área pela esquerda e foi precisamente numa dessas movimentações que concretizou o tento madrugador. Bruno Fernandes, no entanto, fez uma assistência que foi praticamente 'meio golo'-
A partir daí, a Croácia tentou 'agarrar' o jogo e chegar ao empate com alguns remates perigosos, mas nunca foi capaz de apanhar a defesa lusa distraída. Numa dessas oportunidades, à passagem da primeira meia hora de jogo, Diogo Costa 'vestiu a capa' de super-herói e 'voou' para evitar o 1-1, numa defesa assoberbante que desviou um remate de Kramaric.
Quatro minutos depois, vivia-se mais um momento histórico para o futebol português e, também, para Cristiano Ronaldo. Um cruzamento milimétrico de Nuno Mendes foi parar aos pés do avançado e este, num toque que até parece fácil, apontou o golo 900 de uma carreira recheada de recordes. O festejo, como era de esperar, foi emotivo.
E foi quando a 'armada lusa' se habituava à vantagem confortável que os croatas decidiram voltar à discussão do resultado. Após várias jogadas pela esquerda, o conjunto orquestrado por Luka Modric chegou à área de Diogo Costa e foi Diogo Dalot, de calcanhar, a reduzir a vantagem portuguesa. Estava feito o 2-1, aos 41 minutos.
Sofrimento habitual dominou o final do jogo
Roberto Martínez utilizou o intervalo para pensar na fórmula perfeita de impedir o empate da Croácia e foi por isso que mandou entrar, logo no início do segundo tempo, João Neves e Nélson Semedo, para os lugares de Pedro Neto e Rafael Leão que, diga-se, estiveram algo 'desaparecidos' até então.
Com o reforço do PSG a reforçar o 'miolo' e com o lateral do Wolverhampton a ajudar nos processos defensivos (lacuna que foi evidenciada no primeiro tempo), o jogo foi retomado com maior equilíbrio e com menos oportunidades de perigo, cenário diferente já na reta final, na qual os portugueses se depararam com alguns sustos.
Apesar da insistência croata, sufocante nos instantes finais, Portugal conseguiu manter o 2-1 e entrou, dessa forma, com um triunfo na Liga das Nações. O próximo jogo, recorde-se, acontece já no próximo domingo, diante da Escócia.
Momento do jogo: A vitória é importante, mas ver Cristiano Ronaldo chegar ao golo número 900 é, no mínimo, marcante. A reação arrepia, mas o toque de classe que dá origem a este feito também merece ser assinalado.
Onzes
Portugal: Diogo Costa, Diogo Dalot, Ruben Dias, Gonçalo Inácio, Nuno Mendes, Pedro Neto, Bernardo, Bruno Fernandes, Vitinha. Rafael Leão e Cristiano Ronaldo.
Croácia: Livaković, Sutalo, Pongracic, Gvardiol, Jakic, Kovacic, Sosa, Palasic, Baturina, Modric e Kramaric.
Antevisão
Esta quinta-feira dá-se o regresso da seleção nacional aos relvados, dois meses depois da eliminação nos quartos-de-final do Euro'2024, diante da França, numa ingrata decisão por grandes penalidades. Portugal recebe a Croácia, para o primeiro jogo da Liga das Nações, no Estádio da Luz, palco que por estes dias se prepara para o início de uma nova era, fruto do despedimento de Roger Schmidt do comando técnico do Benfica.
Ao início do dia, foi veiculada a informação de que Geovany Quenda e Tiago Santos, os dois estreantes na convocatória, não vão a jogo hoje, por decisão de Roberto Martínez, pelo que se poderá esperar uma aposta em jogadores com maior experiência de seleção.
O pontapé de saída será dado a partir das 19h45 (horário de Portugal Continental) e contará com arbitragem do turco Umut Meler. Abaixo poderá acompanhar todas as incidências, em direto, no Desporto ao Minuto.