"É com satisfação que o Presidente da República felicita a atleta Carolina Duarte pela medalha de bronze conquistada na prova de 400m (T13), fechando com mais um pódio a última participação portuguesa nas provas de atletismo nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024", refere Marcelo Rebelo de Sousa, numa nota publicada no sítio da Presidência da República.
Marcelo Rebelo de Sousa manifestou ainda o desejo de que esta medalha seja uma inspiração para todos os que praticam desporto, lembrando que Portugal iniciou o caminho para as 200 medalhas.
"O Presidente da Republica deseja que esta medalha de Carolina Duarte, a 101.ª de Portugal e que inaugura o caminho para as 200 medalhas em provas Paralímpicas, seja uma inspiração para todos os que praticam desporto", concluiu.
No Stade de France, Carolina Duarte, que tinha sido a mais rápida nas eliminatórias (55,99 segundos), correu a final em 55,52, terminando atrás da azeri Lamyia Valiyeva, que foi prata com 55,09, e da brasileira Rayane Silva, que assegurou o ouro com novo recorde mundial (53,55).
O bronze de Carolina Duarte, vice-campeã mundial da distância, é a terceira medalha do atletismo português em Paris2024, depois de Miguel Monteiro se ter sagrado campeão paralímpico do lançamento do peso F40 e de Sandro Baessa ter conquistado a prata nos 1.500 metros T20 (deficiência intelectual).
No boccia, Cristina Gonçalves também conseguiu uma medalha de ouro no torneio individual de BC2, permitindo o regresso da modalidade às medalhas, depois de ter ficado sem pódios em Tóquio2020.
O nadador Diogo Cancela conquistou o bronze nos 200 metros estilos SM8, feito repetido pelo ciclista Luís Costa na prova de contrarrelógio de estrada H5, e pelo judoca Djibrilo Iafa, em -73 kg.