Portugal vai continuar a tentar fugir na liderança do Grupo A1 da Liga das Nações, na receção de domingo à Escócia, em jogo da segunda jornada para as duas seleções.
A seleção nacional joga pela segunda vez seguida no Estádio da Luz, depois da vitória inaugural contra a Croácia, e defronta um adversário 'ferido' depois do desaire com a Polónia na estreia.
Após o triunfo diante dos croatas, a seleção nacional pode reforçar o primeiro posto do agrupamento e ficar mais perto do apuramento. Para isso, terá de alcançar um triunfo diante de um rival que defrontou pela última vez há 30 anos, e esperar que os polacos sejam travados pelos croatas em Osijek.
É preciso recuar até abril de 1993 para encontrar a última vez que portugueses e escoceses se defrontaram em jogos oficiais. Na altura, e na qualificação para o Mundial'1994 nos Estados Unidos, algo que ambos falharam, os lusos venceram por 5-0. Na última partida que colocou frente a frente lusos e escoceses, em 2018, Portugal, sob o comando técnico de Fernando Santos, venceu em Glasgow, por 3-1.
O encontro entre Portugal e Escócia está agendado para as 19h45, igualmente no Estádio da Luz, e terá arbitragem do italiano Maurizio Mariani.
Treinadores em discurso direto
Roberto Martínez:
Como irá lidar com a Escócia? "Os nosso jogadores conhecem a intensidade do futebol britânico. A Escócia tem muita intensidade, ataques rápidos, jogadores influentes e experientes... É uma equipa objetiva, vertical que também tem a capacidade para manter a bola. É uma equipa que perde os últimos dois jogos depois do minuto 90 e que tem jogadores de grande nível. Não é só uma equipa física, mas também tem muitas outras valências. Vai ser um jogo muito competitivo".
Quenda pode ser o internacional mais novo de sempre: "O processo começa com merecer chegar à seleção, a idade não é um critério. Posso dizer que o Quenda, o Tiago Santos e o Renato Veiga vão estar no banco. Depois, se terão minutos ou não, será decidido em função do jogo. O Quenda mostrou no estágio e nos treinos que está preparado para ajudar a seleção".
Esposa é escocesa. Os sogros vão ficar aborrecidos? "Os sogros são o problema. Já tive essa experiência, mas agora é fácil. Podem apurar-se duas equipas e agradeço ao novo formato da Liga das Nações, porque podemos ganhar e ter os sogros felizes também".
Steve Clarke:
Atraso na vinda para Lisboa: "Esta situação da viagem é difícil de aceitar. Teremos de discutir isso depois do jogo. Neste momento estou concentrado no jogo. Com isto perdemos algumas horas de descanso. Viajaram todos os jogadores convocados. Voamos para um aeroporto mais longe de Lisboa (Beja). Isto foi um pequeno problema que tivemos. Amanhã [domingo] vamos estar preparados."
Derrota com a Polónia: "Contra Portugal pretendemos um bom resultado. Temos uma boa defesa. Queremos ter um desempenho que seja o melhor possível. Vamos ter uma equipa atacante. Queremos jogar contra as melhores equipas e contra os melhores jogadores. Os nossos jogadores têm de se concentrar contra Portugal e não cometer os mesmos erros que cometeram frente à Polónia."
Últimos resultados
Portugal: V-D-E-E-V
Escócia: E-D-E-D-D
Últimos onzes
Portugal: Diogo Costa, Diogo Dalot, Rúben Dias, Gonçalo Inácio, Nuno Mendes, Vitinha, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Pedro Neto, Cristiano Ronaldo, Rafael Leão.
Escócia: Angus Gunn, Anthony Ralston, Grant Hanley, Scott McKenna, Andy Robertson, Ryan Christie, Scott McTominay, John McGinn , Billy Gilmour, Kenny McLean, Lyndon Dykes.
Ausências
Portugal: Vitinha (lesão).
Escócia: (-).
Leia Também: Ainda se lembra? Este foi o último onze de Portugal contra a Escócia