Javier Tebas questiona necessidade do novo Mundial de clubes

O novo Campeonato do Mundo de clubes de futebol, que será disputado no verão de 2025 por 32 participantes, incluindo Benfica e FC Porto, sob chancela da FIFA, deixou cético o presidente da Liga espanhola, Javier Tebas.

Notícia

© Reuters

Lusa
13/09/2024 15:54 ‧ 13/09/2024 por Lusa

Desporto

Mundial de Clubes

"O que é que eles procuram com um torneio em que arrecadam dois mil milhões de dólares e 20% vai para os clubes grandes? Isso vai criar mais diferenças nas ligas nacionais entre quem tem mais e menos dinheiro e afetará a competitividade", criticou.

 

Javier Tebas falava hoje na abertura do segundo dia da terceira edição da cimeira Thinking Football, que promove debates sobre a modalidade com oradores nacionais e internacionais entre quinta-feira e sábado, no Pavilhão Rosa Mota, no Porto, sob organização da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

"Há um problema de saúde para aqueles jogadores que disputam Mundiais e Europeus de seleções e a Liga dos Campeões. São cerca de 200, mas só na Europa há 50.000 jogadores profissionais. Querem angariar dinheiro a partir desses 200, que, em vez de cinco Ferraris, passarão a ter seis. É isso que queremos no futebol", prosseguiu Javier Tebas, uma das vozes mais críticas contra a criação da controversa Superliga europeia.

Disputado desde 2005 numa periodicidade anual pelos seis campeões continentais, mais um representante do país anfitrião, o Mundial de clubes passará a realizar-se de quatro em quatro anos a partir de 2025, estando previsto para decorrer entre 15 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos.

"Ao preencher mais um verão a nível de competições, vai estrangular os calendários nacionais. O ecossistema do futebol foi um êxito nos últimos 20 anos, com os seus erros de crescimento, mas agora estão a criar algo que o destruirá cada vez mais. Não poderíamos fazer outras coisas para arrecadar esses dois mil milhões de dólares? Por exemplo, porque é que não lutamos contra a pirataria? Esse é que é um problema", atirou.

Os 32 emblemas vão ser distribuídos por oito grupos, de quatro equipas cada, com os dois primeiros classificados a rumarem à fase a eliminar, que terá jogos a uma mão a partir dos oitavos de final, abdicando da partida de atribuição do terceiro e quarto lugares incluída em anteriores edições.

"Querer um Mundial de clubes não faz ganhar mais direitos audiovisuais na indústria do futebol. Há uma disrupção importantíssima a esse nível: antes pagava-se muito por exclusivos, mas, entretanto, surgiram imensas plataformas de OTT [Over-the-top, que distribuem conteúdos pela Internet] em todos os países e o dinheiro segmentou-se", lembrou Javier Tebas.

A FIFA também vai aumentar a partir de 2026 o número de seleções em Mundiais, de 32 para 48, enquanto a UEFA incluirá já esta temporada 36 equipas em cada uma das remodeladas fases regulares da Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência, todas anteriormente disputadas por 32 emblemas.

Em julho, as Ligas Europeias de futebol, organismo presidido por Pedro Proença, igualmente líder da LPFP, e a Federação Internacional das Associações de futebolistas (FIFPro) formalizaram uma queixa conjunta na Comissão Europeia contra a FIFA, visada pelo congestionamento unilateral dos calendários.

"Os organismos devem sentar-se com quem gere a indústria, que são as ligas nacionais, para discutir e pensar nos mil efeitos provocados pelas decisões que tomam. Se estão em busca de dinheiro, encontraremos soluções. Se estão à procura de ego e poder, estamos equivocados", finalizou Javier Tebas, presidente da Liga espanhola desde 2013.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Tragédia em Espanha. Jovem basquetebolista morre após grave acidente

Basquetebol

Tragédia em Espanha. Jovem basquetebolista morre após grave acidente

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas