Rui Borges atribui favoritismo repartido para o clássico do Minho

O treinador Rui Borges considerou hoje que o Vitória de Guimarães e o Sporting de Braga têm, cada um, 50% de hipóteses de vencer o clássico do Minho no domingo, da quinta jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Notícia

© Getty Images

Lusa
14/09/2024 13:43 ‧ 14/09/2024 por Lusa

Desporto

I Liga

Prestes a cumprir o primeiro encontro com os 'arsenalistas' ao 'leme' dos vitorianos, o técnico de 43 anos perspetivou "um jogo equilibrado", parecido com aquele em que a sua equipa derrotou o Famalicão, na quarta ronda (2-1), num "campeonato muito competitivo", em que as equipas com mais qualidade individual são mais dadas a "momentos de inspiração" para 'resolver' jogos.

 

"É 50% para cada lado, até por ser um 'dérbi'. Os jogos têm sido bastante equilibrados. O Vitória, à sua maneira, tem conseguido chegar um pouco acima e estar ao nível do adversário, com um outro caminho. [...] Que seja um bom espetáculo, positivo dentro e fora do campo, dentro da rivalidade e da paixão de cada um. E queremos ser mais felizes do que o adversário", afirmou, na projeção ao jogo marcado para as 20:30.

Com "noção do calor e da intensidade" que envolvem o desafio, Rui Borges vincou que a sua equipa tem de "sentir a paixão que os adeptos transmitem" e, em simultâneo, manter-se focada num "adversário forte", com "muita qualidade individual", que teve "tempo para adquirir comportamentos novos" sob a liderança do treinador Carlos Carvalhal durante a pausa competitiva para as seleções.

Após duas épocas em que os resultados dos jogos em Braga se decidiram no último minuto (1-0 para os 'arsenalistas' em 2022/23 e 1-1 na temporada transata), Rui Borges admitiu que o Vitória deve jogar com "rigor e concentração" até ao apito final e também com humildade.

"Do outro lado, há sempre qualidade. Se perdermos a humildade para ver que o adversário tem qualidade, vamos ter problemas. Temos de ter humildade e de a aliar à qualidade e à ambição. [...] Não podemos dar espaços", afirmou.

Confrontado com a saída do esquerdino Ricardo Mangas para os russos do Spartak Moscovo, oficializada na terça-feira, o o técnico desejou o "melhor do mundo" para o jogador de 26 anos, que já orientara no Mirandela, na época 2017/18, e pelo qual nutre "uma amizade muito grande", mas rejeitou qualquer impacto no desempenho do plantel e enumerou as outras opções de que dispõe para o lado esquerdo do ataque.

"Já não faz parte do grupo. Estou concentrado em quem está no grupo. Temos o Telmo [Arcanjo], o Gustavo [Silva], o Kaio [César], o Nuno Santos, o Marco Cruz. Dão coisas diferentes do Mangas. Temos a capacidade de nos adaptarmos", referiu.

O treinador vitoriano revelou ainda que tem testado os laterais direitos Bruno Gaspar, Alberto Baio e Miguel Maga no lado esquerdo da defesa, posição de Ricardo Mangas em épocas anteriores e ocupada, no início da presente temporada, por João Miguel Mendes, o único jogador de 'raiz' para esse lugar.

O Vitória de Guimarães, quinto classificado da I Liga portuguesa, com nove pontos, defronta o Sporting de Braga, sexto, com oito, num encontro marcado para as 20:30 de domingo, no Estádio Municipal de Braga, com arbitragem de Luís Godinho, da Associação de Futebol de Évora.

[Notícia atualizada às 14h38]

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Tragédia em Espanha. Jovem basquetebolista morre após grave acidente

Basquetebol

Tragédia em Espanha. Jovem basquetebolista morre após grave acidente

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas