Notas do Benfica-Santa Clara: Lage vive 'déjà vu' à boleia de mago turco

No regresso ao clube da Luz, treinador setubalense entrou a perder, tal como tinha acontecido no jogo de estreia pela equipa principal, e acabou a golear os açorianos.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
15/09/2024 06:47 ‧ 15/09/2024 por Rodrigo Querido

Desporto

Análise

Foi numa noite com tiques de 'déjà vu' que o Benfica voltou a sorrir no campeonato. O clube da Luz  recebeu e goleou, no sábado, o Santa Clara por 4-1, com reviravolta, num jogo da quinta jornada que marcou o regresso de Bruno Lage ao banco da formação encarnada.

 

E o leitor agora pergunta: 'Déjà vu, porquê?' A resposta é simples. Se puxarmos o filme atrás, há mais de cinco anos Bruno Lage estreou-se pela equipa principal do Benfica. Na altura, o setubalense viu a sua equipa entrar a perder por 2-0 frente ao Rio Ave, mas os encarnados acabaram a golear com João Félix e Seferovic a bisarem. Quase a papel químico, e já em 2024, o técnico de 48 anos entrou no jogo a perder, mas acabou por conquistar os três pontos.

Na noite de ontem Lage não conseguiu caçar com João Félix e Seferovic, mas, escudado na magia da dupla turca e na mudança do sistema tático, o treinador do Benfica conseguiu mesmo a reestreia vitoriosa.

Os açorianos colocaram-se em vantagem no marcador logo aos 23 segundos, por Vinicius Lopes que castigou um erro do capitão de equipa Otamendi. Embora surpreendido com a entrada de rompante dos açorianos, o Benfica reagiu bem e chegou ao empate um pouco antes da meia hora de jogo. Akturkoglu mostrou credenciais no jogo de estreia e finalizou com classe após um passe certeiro do compatriota Kokçu.

O trabalho da dupla turca retirou alguma pressão aos encarnados, que chegaram com naturalidade ao 2-1, que fez a reviravolta no marcador. Na sequência de um lance que saiu do laboratório do Seixal, Di María cruzou ao segundo poste, Otamendi amorteceu para o poste contrário e Florentino marcou de cabeça. Mas não houve tempo de descanso sem antes Gabriel Silva assustar Trubin com uma bola no poste.

A segunda parte arrancou com novo golo do Benfica. Logo aos 47 minutos, e após num pontapé de canto cobrado por Kokçu, António Silva atirou certeiro para o seu primeiro tento esta temporada. Ainda assim, o melhor da noite estava reservado para perto da hora de jogo. Aos 58 minutos, Bah desmarcou Di María, que se isolou sobre a direita e fez um chapéu perfeito a Gabriel Batista.

O destino da partida estava selado e Bruno Lage teve uma noite quase perfeita no regresso ao Estádio da Luz. O encontro terminou com as bancadas em festa, e os adeptos a aplaudir a equipa, após momentos de contestação na visita a Moreira de Cónegos.

Mas vamos às notas do jogo:

Figura

Onde é que andava este Kokçu? Com um novo treinador, médio pareceu outro. Jogou atrás do avançado Pavlidis e notou-se um sorriso que não existia com Roger Schmidt, que até parecia estar bem escondido. Mais liberto das tarefas defensivas, o turco foi a principal influência na manobra ofensiva dos encarnados. Levou para casa duas assistências.

Surpresa

Chegou em cima do fecho do mercado de transferências e já brindou os adeptos com tiques de magia. Akturkoglu foi a grande novidade no onze inicial e fez questão de confirmar o estatuto de Harry Potter que trouxe desde a Turquia. Foi solidário no processo defensivo e deslumbrou os exigentes adeptos encarnados com um toque subtil no golo que deu início à goleada encarnada.

Desilusão

Safira foi claramente a unidade mais negativa neste Santa Clara. O brasileiro passou muito ao lado do jogo, estando sempre muito escondido entre a defesa contrária.

Treinadores

Bruno Lage

Chegar, ver e renovar. Quem vinha vendo os últimos jogos do Benfica sabia perfeitamente que a equipa precisava de refrescar as ideias. Em pouco mais de uma semana, e com uma mudança tática que muitos ansiavam, o setubalense conseguiu montar uma equipa com mais dinâmica e sobretudo maiores níveis de confiança. A equipa e os adeptos voltaram a sorrir.

Vasco Matos

O Santa Clara surpreendeu tudo e todos com a madrugadora vantagem em Lisboa. Contudo, o conjunto insular não soube lidar bem com o tesouro que lhe caiu nas mãos desde cedo no encontro e acabou por deixar o rival crescer na partida. Acabou por sair da capital com uma derrota e uma exibição que podia ter sido bem melhor.

Arbitragem

Cláudio Pereira esteve bem na larga maioria dos lances da partida, mas fica ligado a uma decisão que parece ter sido errada. No lance do golo que dá o empate ao Benfica, há um pisão de Otamendi a Safira. O VAR devia ter corrigido a decisão.

Leia Também: E tudo a 'reclicLage' mudou. Benfica goleia em noite de magia e estreias

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Pai de Neymar reage a vídeo sensual de Fernanda Campos... 'ex' do filho

Neymar

Pai de Neymar reage a vídeo sensual de Fernanda Campos... 'ex' do filho

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1740
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14C.D. Nacional1716
15AVS1715
16Arouca1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

O pedido de Ayrton Senna que mudou o automobilismo para sempre

Automobilismo

O pedido de Ayrton Senna que mudou o automobilismo para sempre

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas