A Associação de Futebol da Argentina (AFA) anunciou na sexta-feira, através de uma nota oficial, que Emiliano Martínez não poderá estar nos próximos dois jogos da seleção, depois de ter sido alvo de uma suspensão por parte da FIFA.
O guardião do Aston Villa terá de cumprir dois jogos de castigo por ter apresentado uma conduta ofensiva e ter violado os princípios de jogo limpo.
A decisão da FIFA revela que Emiliano Martínez foi punido devido a dois gestos polémicos nos jogos diante do Chile e da Colômbia, ambos válidos para o apuramento rumo ao Mundial'2026.
Martínez fez um gesto obsceno após a vitória da sua seleção sobre o Chile, por 3-0, ao segurar o troféu da Copa América perto dos seus genitais, como fez depois da vitória no Mundial'2022. Mais tarde, o guardião atirou ao chão uma câmara depois da recente derrota com a Colômbia.
A AFA frisou, no entanto, que não concorda com esta decisão da FIFA. Ainda assim, Dibu Martínez não poderá defrontar a Venezuela e a Bolívia, a 10 e 15 de outubro, e ficará fora dos convocados de Scaloni.
Leia Também: Emiliano Martínez repete festejo (obsceno). Agora, com a Copa América