É um Sporting 100% vitorioso na I Liga esta época aquele que irá receber o Casa Pia este sábado, na oitava jornada do campeonato.
Desde o desaire na Supertaça, diante do FC Porto, que os leões não sabem o que é perder, mas resta saber de que forma o empate em casa do PSV, na última terça-feira, terá impacto no estado anímico do plantel.
O atual líder da tabela classificativa terá pela frente um Casa Pia que está em oitavo lugar, com oito pontos conquistados através de dois empates e duas vitórias. Contra Boavista, Benfica e Santa Clara, não foi além de derrotas.
O jogo entre Sporting e Casa Pia está marcado para as 20h30 deste sábado, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e será apitado por Miguel Nogueira, da AF Lisboa.
Treinadores em discurso direto
Rúben Amorim
Casa Pia com o mesmo esquema do Sporting: "A mudança de chip começa a ser mais natural consoante os anos que jogamos na Europa. Os jogadores já sabem que temos de ganhar os nossos jogos para manter a posição no campeonato. Temos vindo a fazê-lo bem. Foi uma viagem fora, após um jogo intenso, e o nosso foco foi recuperar os nossos jogadores e dar a parte tática. Vamos jogar sistema com sistema, temos muitas horas disso, temos algumas dúvidas quanto a alguns jogadores. O Casa Pia pode mudar um pouco as caraterísticas, mas, no geral, já estamos habituados. Será uma equipa um pouco mais baixa, e teremos de ter alguma imaginação para causar problemas ao Casa Pia. É uma equipa que também poderá ter bola parada com três centrais mais o Cassiano na frente. Olhámos para as caraterísticas individuais, sem muito tempo para trabalhar. O bom do sistema contra sistema é que já estamos habituados às referências. Estamos preparados para o jogo".
Baixas para o jogo: "Certos, mesmo fora, estão [Matheus] Reis, Jer [St. Juste], Ousmane [Diomande], Marcus [Edwards] e Pote. O resto, ainda vamos gerir. Vamos levar Quaresma e Inácio para a convocatória, temos de ver em que condições estão".
'Escorregadelas' frente ao PSV: "Quando há estes casos, sou eu que os começo. O Morita não escorregou nenhuma vez e tinha borracha. Quaresma escorregou isolado e tinha alumínio. Fui fazer a avaliação e não teve ligação. Podem dizer que não houve a adaptação ao relvado. Enquanto pensar que precisamos de um treino extra para a equipa estar confortável, vamos abdicar da adaptação ao relvado. Se isso for um problema, a culpa será minha. Não há relação. Houve jogadores que usaram borracha e não escorregaram, e outros com alumínio que escorregaram. Não vou obrigar os jogadores a jogar com o que quer que seja. O Nuno Santos nunca usa de alumínio e já teve duas roturas de ligamentos. Não vou dizer o que devem fazer, porque depois a culpa é minha. Se acho que é importante? Acho. Parte tática ou adaptação ao relvado? Escolho a parte tática, acho que é mais importante. Vamos tentar não escorregar esta semana, principalmente frente ao Sturm Graz. Acho que isso teve muita influência no jogo e saímos prejudicados por isso. Não fizemos a adaptação por escolha do treinador".
João Pereira
Antevisão: "O Sporting está imbatível no campeonato e isso faz com que a exigência interna seja ainda maior, em termos de plano de jogo, entrega, compromisso, resiliência e a ter de nos transcendermos para conseguir ganhar a uma equipa que está imbatível. Isso faz com que esta equipa técnica tenha de dormir muito menos para conseguirmos vencer este jogo. O Sporting tem um estilo de jogo bem vincado, mas o objetivo é nós sermos a primeira equipa a tirar pontos ao Sporting esta temporada".
Postura que será adotada: "A mentalidade tem de ser muito clara. Temos de acreditar, não há equipas imbatíveis e o Sporting, vitória atrás de vitória, está mais perto de perder pontos. Poderá chegar a oportunidade de conseguir pontos. Vêm de uma viagem desgastante em termos físicos e têm algumas baixas, enquanto o Casa Pia está a viver um bom momento e a crescer semana após semana. A positividade e a crença são muito grandes, tudo é possível e acreditamos muito no nosso trabalho, pois o grupo está cada vez mais forte".
Características do adversário: "O Sporting tem muita variabilidade e é por isso que está onde está. É preciso tempo para que as equipas tenham essa variabilidade, é preciso acreditar muito nos líderes do processo e, felizmente, também tenho essa confiança e é por isso que ainda estou aqui hoje. Estamos muito alinhados, acreditamos no que estamos a fazer e, na fase em que estamos, temos a ambição de retirar pontos ao Sporting".
Últimos resultados
Sporting: V-V-V-V-E
Casa Pia: D-V-V-E-E
Últimos onzes
Sporting: Franco Israel, Zeno Debast, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Geovany Quenda, Hidemasa Morita, Morten Hjulmand, Nuno Santos, Francisco Trincão, Viktor Gyökeres, Geny Catamo.
Casa Pia: Patrick Sequeira, João Goulart, Ruben Kluivert, Nermin Zolotic, André Geraldes, Rafael Brito, Andrian Kraev, Leonardo Lelo, Max Svensson, Cassiano, Nuno Moreira.
Ausências
Sporting: Pedro Gonçalves, Matheus Reis, Marcus Edwards, Jeremiah St. Juste e Ousmane Diomande (lesão), Gonçalo Inácio e Eduardo Quaresma (em dúvida).
Casa Pia: Henrique Pereira, Kiki Silva, Duplexe Tchamba, Clau Mendes e José Fonte (lesão).