O Benfica desloca-se até à Madeira para defrontar o Nacional, este sábado, com o objetivo de 'meter a sexta', após um ciclo de cinco jogos consecutivos sempre a ganhar desde a entrada de Bruno Lage para o lugar que era ocupado por Roger Schmidt.
Pela frente, as águias terão um adversário que leva três jogos consecutivos sem vencer, numa semana em que os madeirenses tiveram conhecimento da morte do antigo guarda-redes Daniel Guimarães, aos 37 anos, devido a uma doença oncológica que o levou a dizer 'adeus' aos relvados antes do previsto.
Já o emblema da Luz volta a competir na I Liga após uma goleada ao Atlético de Madrid (4-0), na Liga dos Campeões, com mais moral, ainda que "sem excesso de confiança", antes de nova paragem para compromissos internacionais.
A tendência, essa, tem sido clara. O Benfica já não perde frente ao Nacional desde agosto de 2010, seguindo-se 18 vitórias encarnadas e dois empates, com destaque para uma goleada de 10-0, na época em que Bruno Lage rendeu Rui Vitória e conseguiu recuperar de uma desvantagem de sete pontos para o rival FC Porto, sagrando-se campeão em maio de 2019.
O duelo tem início agendado para as 18 horas (horário de Portugal Continental), na Choupana, com arbitragem de Gustavo Correia, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Tiago Margarido:
Abordagem frente ao Benfica: "Não vamos ter a bola durante o tempo que gostaríamos de a ter, até porque o Benfica é uma equipa de grande qualidade, portanto temos que ser muito inteligentes a defender, compactos, unidos e aguerridos nesse momento".
Melhor Benfica: "O [Bruno] Lage foi inteligente, no sentido em que criou dinâmicas simples dentro da equipa, que fazem emergir o melhor de cada jogador, ou seja, soube aproveitar bem as características de cada atleta. É o melhor Benfica da época".
Memória de Daniel Guimarães: "O Daniel [Guimarães] foi alguém muito importante e que marcou a história do nosso clube, foi um lutador e nós queremos mandar esta mensagem de muita força para a família, porque o Daniel Guimarães deixou um legado muito forte dentro da nossa casa e da família 'alvínegra'".
Bruno Lage:
Projeção do jogo na Choupana: "O que eu quero é que a equipa esteja com o melhor foco de sempre. Temos de estar focados no Nacional. É uma equipa muito interessante. É um adversário em que o potencial não está refletido na classificação. Em termos ofensivos podem criar-nos vários cenários, com várias saídas a três. É uma equipa que procura muito bem os corredores e as costas dos nossos médios, com um ataque muito forte à nossa linha defensiva. Conhecemos o adversário e a postura do treinador [Tiago Margarido] com pulso no regresso à I Liga. Temos de estar preparados para fechar este mês de trabalho com a sexta vitória".
Confiança após goleada na Liga dos Campeões: "A nossa equipa venceu os jogos e no seguinte não entrou com excesso de confiança. A nossa mensagem passa por termos um determinado equilíbrio, com mentalidade vencedora. É preciso ter a tal consistência. A preparação do nosso jogo é sempre nesse sentido. Não vamos fugir nisto. Não temos tempo para pensar em mais nada".
Gestão e Akturkoglu apto?: "Vamos na máxima força em função da disponibilidade dos nossos jogadores. Temos o dia de hoje e de amanhã para decidir. Há que preparar o jogo com aquilo que eu sinto que é o melhor para cada um. Não vamos mudar a nossa forma de pensar e de preparar o jogo. Akturkoglu? Se me perguntar agora se eu neste momento, sentado e tranquilo, não me dói nada. Se começar a correr, já me dói alguma coisa [risos]. Saiu durante o jogo. Tem feito um trabalho fantástico. Fez corridas de grandes distâncias e cumpriu. Depois entrou outro jogador para dar continuidade ao trabalho. Hoje ele treinou e sentiu-se bem, mas amanhã é que vamos decidir o onze".
Últimos resultados
Nacional: E-D-D-V-D
Benfica: V-V-V-V-V
Últimos onzes
Nacional: Lucas França, Garcia, Léo Santos, Zé Vitor, José Gomes, Matheus Dias, Luís Esteves, Djibril Soumaré, Arvin Appiah, Nigel Thomas e Adrián Butzke.
Benfica: Anatoliy Trubin, Alexander Bah, Nicolás Otamendi, Tomás Araújo, Álvaro Carreras, Florentino Luís, Fredrik Aursnes, Orkun Kokçu, Ángel Di María, Kerem Aktürkoglu e Vangelis Pavlidis.
Ausências
Nacional: Dudu, Dyego Sousa e Chico Gonçalves (lesionados).
Benfica: Tiago Gouveia e Renato Sanches (lesionados).
Leia Também: Bruno Lage nega gestão no Benfica para a Madeira: "Vamos na máxima força"