'El-rei' Samu desaparece, mas FC Porto bate Sp. Braga 'ao som do samba'

Galeno e Pepê apontaram os dois golos dos azuis e brancos, anulando assim o golaço apontado por Roger Fernandes.

Notícia

© Getty Images

Filipe Carmo
06/10/2024 22:29 ‧ 06/10/2024 por Filipe Carmo

Desporto

I Liga

O FC Porto reagiu de forma positiva ao empate diante do Manchester United e venceu o Sp. Braga, este domingo, por 2-1, no Estádio do Dragão, em jogo a contar para a oitava jornada da I Liga.

 

Depois da suspensão do jogo entre Nacional e Benfica, devido ao intenso nevoeiro que se fez sentir na Choupana, o FC Porto segue para a pausa para compromissos internacionais firme na segunda posição, mantendo-se próximo do Sporting, que com mais três pontos continua líder isolado.

Não vale à primeira, vale à segunda

Ainda alguns adeptos procuravam pelos seus lugares no estádio quando Samu provocou o primeiro grito. Pepê descobriu o avançado espanhol na área e este rematou forte para o interior da baliza, mas bastaram alguns segundos para que o árbitro João Pinheiro, depois de analisar as imagens, confirmasse que Samu, antes do golo, empurrou João Ferreira. Resultado? Golo anulado e 0-0 de volta ao marcador.

O tento no arranque do jogo contrariou aquilo em que a primeira parte se tornou. Quem esperava um duelo intenso e com várias oportunidades de golo, acabou por ver muitas trocas de bola, demasiado planeamento e, em sentido contrário, poucos remates de parte a parte.

Foi numa das poucas vezes que o FC Porto chegou perto da baliza do Sp. Braga que se deu o lance que provocou o primeiro golo (válido). João Ferreira tentou impedir Galeno de receber a bola na área e, para isso, carregou sobre as costas do brasileiro, atirando-o ao chão (44’). O árbitro teve poucas dúvidas e apontou para a marca dos 11 metros, castigo máximo que foi convertido por Galeno no 1-0.

Resposta 'na ponta da língua' evitou novo empate

A segunda parte foi ligeiramente mais interessante e animada do que a primeira e nove minutos após o seu início houve espaço para mais um golo. Nehuen Pérez desviou como pôde um cruzamento feito pela ala esquerda, mas mal sonhava o argentino que a bola iria parar em Roger Fernandes. O jovem guineense, assim que pegou na bola, atirou uma ‘bomba’ para a baliza e Diogo Costa viu-se incapaz de evitar o golo do empate (77’).

O FC Porto sabia da importância de marcar novamente o quanto antes e foi sob essa premissa que a equipa trabalhou o segundo golo. O recém-entrado Martim Fernandes contou com a ajuda preciosa de um jovem apanha-bolas para uma rápida reposição de bola pela linha lateral e toda esta urgência apanhou desprevenida a defesa adversária. Nico González e Pepê, numa boa jogada de entendimento, criaram espaço na área bracarense e foi o brasileiro a atirar para o 2-1 final, ao minuto 59'.

Momento do jogo: A resposta rápida do FC Porto ao golo do Sporting de Braga impediu sofrimento e desespero no regresso à vantagem no marcador. Mais alguns minutos e os dragões poderiam ter perdido a oportunidade de sair da jornada com os três pontos, até porque, depois do golo de Pepê, foram poucas as jogadas que poderiam, de facto, ter terminado com sucesso.

Onzes iniciais

Onze do FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Nehuén Pérez, Zé Pedro, Francisco Moura, Stephen Eustáquio, Alan Varela, Pepê, Nico González, Wenderson Galeno e Samu Omorodion.

Onze do Sp. Braga: Matheus Magalhães, João Ferreira, Sikou Niakaté, Victor Gomez, Adrián Marín, Vitor Carvalho, Roger, Gabri Martínez, Ricardo Horta, Gorby Jean Baptiste e Roberto Fernández.

Antevisão

O Estádio do Dragão recebe, este domingo, o jogo 'cabeça de cartaz' da oitava jornada da I Liga, que irá opor FC Porto e Sp. Braga.

Ambas as equipas estão focadas no regresso às vitórias depois do empate com o Man. United, no caso dos dragões, e da derrota diante do Olympiacos, do emblema bracarense, e o resultado terá certamente impacto nas contas da tabela classificativa.

O FC Porto poderá aproximar-se do líder Sporting, que neste momento tem mais seis pontos, mas também poderá ser ultrapassado pelo Benfica em caso de empate (nesse caso, será preciso olhar para a diferença de golos de ambos).

Já o Sp. Braga, que começará o jogo com 14 pontos, poderá 'apanhar' o Santa Clara na quarta posição e, em caso do Benfica não ganhar, até terá a possibilidade de terminar a ronda no terceiro lugar.

Para já, e antes de fazer as contas, há um jogo de grande intensidade para acompanhar, a partir das 20h30, com arbitragem de João Pinheiro, da Associação de Futebol de Braga. Fique com o Desporto ao Minuto e não perca uma vírgula do que irá acontecer em campo.

Leia Também: FC Porto-Sp. Braga: 'Luta' no Dragão pelo regresso às vitórias

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Pedro Gonçalves volta a calçar as chuteiras e regresso está mais perto

Sporting

Pedro Gonçalves volta a calçar as chuteiras e regresso está mais perto

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1640
2FC Porto1640
3Benfica1638
4Santa Clara1630
5Sp. Braga1628
6Vitória SC1624
7Casa Pia1623
8Moreirense1621
9Famalicão1619
10Rio Ave1619
11Gil Vicente1618
12Estrela1616
13Estoril1615
14AVS1614
15C.D. Nacional1613
16Farense1613
17Boavista1612
18Arouca1612
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

"Idiotas maquiavélicos escolheram o carro errado para ataque terrorista"

Tesla

"Idiotas maquiavélicos escolheram o carro errado para ataque terrorista"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas