A seleção nacional pode ficar com 'pé e meio' nos quartos de final da Liga das Nações. Após duas vitórias nas rondas anteriores, um novo triunfo na visita à Polónia deixa a equipa das quinas praticamente na próxima fase, diante de um adversário direto pelo apuramento e que necessita de triunfar para continuar na 'luta'.
As duas seleções reencontram-se seis anos depois do duplo embate (vitória lusa por 3-2 em Chorzów e empate 1-1 em Guimarães) na primeira fase da Liga das Nações. Volvido este período, os polacos sabem que precisam de conquistar pontos, sob pena de se complicar o apuramento.
No meio desta que pode ser uma vitória importante, Roberto Martínez pode promover algumas mudanças na equipa. Em setembro, o selecionador prometeu o arranque de um novo ciclo e a entrada de "sangue novo" na equipa, mas pouco ou nada aconteceu perante croatas e escoceses. Agora, e com as estreias de Ricardo Velho, Samu Costa e Tomás Araújo, algo poderá mudar.
Portugal, vencedor da primeira edição, em 2019, mede forças com a Polónia a partir das 19h45 deste sábado, no Estádio Nacional de Varsóvia, na capital polaca, em encontro da terceira de seis jornadas do Grupo A1 da Liga das Nações. A partida será ajuizada pelo neerlandês Serdar Gozubuyuk.
Treinadores em discurso direto
Michal Probierz:
Adversário: "Portugal tem jogadores que começaram a ser 'construídos' bem cedo nas camadas jovens. Jogadores que sabem ter a bola e que podem mudar um jogo a qualquer momento. Nós temos o Robert Lewandowski, que é um dos melhores jogadores do mundo. Eles têm muitos Robert Lewandowskis."
Equipa vai lutar: "Pretendemos ser agressivos contra Portugal e vamos tentar demonstrar que também sabemos jogador. Se tivermos num dia bom, tudo pode acontecer. Queremos estar num dia bom e proporcionar um mau dia ao nosso rival."
Jogos contra seleções mais difíceis. "Atualmente, sempre que vencemos uma grande seleção, é praticamente feriado nacional no dia seguinte porque é algo que não acontece muito. Temos de vencer regularmente para que as pessoas se habituem."
Roberto Martínez:
Maturidade dos novos jogadores assemelhou-se à de João Neves? "O João Neves é especial, não acontece muitas vezes um jogador chegar e dar diretamente uma resposta incrível. Posso dizer que é muito positivo quando um jogador novo chega à seleção. Primeiro porque os restantes jogadores recebem-no e porque, depois, o jogador que chega mostra personalidade e acredita que pode ajudar."
É arriscado apostar em novidades fora de casa? "É importante que na seleção se trabalhe a continuidade. Precisamos de ganhar jogos, a Liga das Nações é importante para nós no sentido de preparar a equipa para o Mundial. É importante a competitividade do treino, uma coisa é ser chamado à seleção e outra é mostrar o momento de forma, como se trabalha nos treinos, criar ligações... Há muitos aspetos a perceber para dar oportunidades aos jogadores. Temos um grupo maior, acho que estamos a usar bem o onze inicial, o que termina e o que pode iniciar o segundo jogo após 72 horas."
Polónia não perde em casa desde 2022: "Têm um ambiente muito positivo, podemos recordar o ambiente que tivemos nos últimos jogos da seleção. A Polónia gosta dos seus adeptos, do ambiente que tem no estádio e será um desafio por dois motivos: primeiro porque vamos jogar dois jogos consecutivos fora de casa e, depois, porque a Polónia arrisca, porque ataca e defende com muitos jogadores, é um desafio tático interessante."
Últimos resultados
Polónia: D-D-E-V-D
Portugal: D-E-E-V-V
Últimos onzes
Polónia: Lukasz Skorupski, Jakub Kaminski, Pawel Dawidowicz, Sebastian Walukiewicz, Jan Bednarek, Nicola Zalewski, Kacper Urbanski, Piotr Zielinski, Sebastian Szymanski, Robert Lewandowski, Mateusz Bogusz.
Portugal: Diogo Costa, Nélson Semedo, Rúben Dias, António Silva, Nuno Mendes, João Palhinha, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Pedro Neto, Diogo Jota, Rafael Leão.
Ausências
Polónia: (-)
Portugal: João Palhinha, Tomás Araújo e Francisco Conceição (opção).
Leia Também: Portugal faz último treino antes da Polónia com todos os convocados