Meteorologia

  • 27 OCTOBER 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Gyokeres tem 'Quenda' para isto. Sporting cimenta liderança em Famalicão

Leões dominaram do princípio ao fim, num jogo que teve ainda dois golos anulados e duas saídas de maca.

Gyokeres tem 'Quenda' para isto. Sporting cimenta liderança em Famalicão
Notícias ao Minuto

26/10/24 22:31 ‧ Há 1 Hora por Miguel Simões

Desporto I Liga

O Sporting não 'tremeu' na missão de alcançar o nono triunfo à nona jornada da I Liga, este sábado, ao sorrir na deslocação ao reduto do Famalicão (0-3), com dois golos praticamente de rajada de Viktor Gyokeres e Geovany Quenda, para além do tento sentenciador de Gonçalo Inácio.

 

O primeiro tempo foi rico em peripécias, com o VAR a anular um golo ao regressado Pedro Gonçalves, seguindo-se um tento anulado a Óscar Aranda, na outra baliza. Para além disso, Gustavo Sá e Nuno Santos saíram de maca por lesão e preocuparam os dois treinadores.

Os verdadeiros golos apareceram no segundo tempo. Primeiro num belo trabalho individual de Viktor Gyokeres (57') e, pouco depois, numa finalização certeira do miúdo Geovany Quenda (63'). Já Gonçalo Inácio sentenciou as dúvidas aos 87 minutos e o Sporting ficou bem longe de 'imitar' qualquer 'tropeção' semelhante ao do Benfica (2-0), na ronda inaugural.

Dois golos anulados, duas saídas de maca

Rúben Amorim decidiu promover quatro alterações em relação ao triunfo frente ao Sturm Graz (0-2), com as entradas de Geovany Quenda, Ousmane Diomande, Hidemasa Morita e Pedro Gonçalves, face às saídas de Geny Catamo, Ricardo Esgaio, Morten Hjulmand e Maxi Araújo.  Já Armando Evangelista decidiu colocar Mihaj, Justin de Haas, Gustavo Sá e Óscar Aranda nos lugares de  Riccielli, Ibrahima Ba, Mathias de Amorim e Mario González.

Como é apanágio, o Sporting entrou mais forte e, após uma primeira ameaça de Daniel Bragança, Pedro Gonçalves ainda fez o gosto ao pé contra a antiga equipa (11'), porém, o lance seria invalidado pelo VAR, devido a um fora de jogo de 36 centímetros. Pouco depois, algo semelhante aconteceu na baliza contrária. Óscar Aranda ainda festejou durante um ou dois segundos, mas viu o árbitro assistente levantar a bandeirola, igualmente por fora de jogo, aos 25 minutos.

A reta final do primeiro tempo teve pouco futebol e muita preocupação, face às lesões de Gustavo Sá e Nuno Santos, que implicaram inclusive uma saída de maca para cada um dos atletas, gerando algum alarmismo junto de Armando Evangelista e Rúben Amorim.

Eficácia apareceu na segunda metade

Geny Catamo foi lançado para o lugar de Nuno Santos e, no que toca ao jogo, o Sporting manteve-se dominante, criando as oportunidades mais flagrantes, até que apareceu o tento inaugural de Viktor Gyokeres, aos 57 minutos, na sequência de um passe de Morita e de um belo trabalho individual dentro da área. Já são 12 golos em nove jornadas.

Não foi preciso esperar muito que para que Geovany Quenda, que superou Cristiano Ronaldo em recorde, com um remate pleno de intenção aos 63 minutos a dilatar a vantagem verde e branca, tranquilizando, desde logo, Rúben Amorim.

É certo que o Famalicão ainda procurou reagir, com Mirko Topic e o recém-entrado Otso Liimatta a assustarem Franco Israel, mas o último golo da partida acabaria por surgir na outra baliza, quando Gonçalo Inácio correspondeu da melhor forma a um passe de Geny Catamo, aos 87 minutos, para sentenciar qualquer dúvida que pudesse existir.

Com este resultado, o Sporting leva 27 pontos, mais seis por comparação ao FC Porto (com menos um jogo), enquanto o Famalicão mantém-se no oitavo lugar, com 13.

[Notícia atualizada às 22h43]

Leia Também: Gonçalo Inácio apareceu no coração da área e fechou vitória do Sporting

Leia Também: Quenda estreia-se a marcar na I Liga e supera Cristiano Ronaldo

Leia Também: Só podia ser ele, não é? Gyokeres abriu assim a contagem em Famalicão

Leia Também: Aranda 'imitou' Pote com novo golo anulado no Famalicão-Sporting

Leia Também: Pedro Gonçalves ainda festejou em Famalicão... mas estava fora de jogo

Onzes

Famalicão: Zlobin, Lucas Calegari,  Mihaj, Justin de Haas, Rafa Soares, Mirko Topic, Gustavo Sá, Gil Dias, Rochinha, Zaydou Youssouf e Aranda.

Sporting: Franco Israel, Nuno Santos, Zeno Debast, Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande, Geovany Quenda, Hidemasa Morita, Daniel Bragança, Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Viktor Gyokeres.

Antevisão

Embalado por oito triunfos em oito jornadas, o Sporting procura defender a liderança isolada da I Liga, este sábado, na complexa deslocação ao reduto do Famalicão, apenas quatro dias após ter derrotado o Sturm Graz (0-2) na Liga dos Campeões.

O conjunto de Rúben Amorim viu o rival Benfica 'tropeçar' no estádio do clube minhoto logo no início do campeonato e, como tal, estará ciente das dificuldades que poderão ser criadas pela equipa de Armando Evangelista.

A verdade é que, depois de três vitórias em três jornadas, o Famalicão não voltou a sorrir na I Liga, com o registo de uma derrota e de quatro empates consecutivas, apesar de ter batido recentemente o Lagos (0-2) na Taça de Portugal.

Vale a pena ainda frisar um dado curioso referente ao avassalador registo do Sporting, com 27 golos marcados e apenas dois sofridos, uma vez que esses tentos concedidos aconteceram apenas nas primeiras duas rondas. Desde então, são seis jornadas consecutivas sem sofrer golos para os campeões nacionais.

O duelo tem apito inicial agendado para as 20h30 (horário de Portugal Continental), com arbitragem de Fábio Veríssimo, sendo que poderá acompanhar todas as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Famalicão-Sporting: Leão vai em busca da nona seguida (com cautelas)

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório