Benfica tenta 'renascer' na I Liga sob nova liderança

O Benfica procura 'renascer' sob a liderança de Bruno Lage, treinador campeão em 2018/19, de regresso ao clube na tentativa de recuperar de um início de época desastroso na I Liga de futebol.

Notícia

© Getty Images

Lusa
08/11/2024 09:03 ‧ 08/11/2024 por Lusa

Desporto

I Liga

A dois dias do seu primeiro 'clássico' no campeonato, a contar para a 11.ª jornada, no domingo, com o FC Porto, no Estádio da Luz (20:45), o Benfica procura diminuir distâncias para os rivais numa época que se divide em partes quase antagónicas.

 

Da primeira até à quarta jornada, ainda com o alemão Roger Schmidt à frente da equipa, foi a continuidade da péssima época de 2023/24, com ausência de resultados e um 'divórcio' evidente entre adeptos e equipa.

A estrutura do clube, nomeadamente o presidente Rui Costa, entendeu manter o técnico alemão, pese embora os maus sinais da época transata, e foi o suficiente para a equipa 'dar' pontos de avanço aos adversários.

Os primeiros sinais de alarme surgiram logo na estreia, com uma derrota na jornada inaugural (2-0 em casa do Famalicão), e depois, apesar de vencer Casa Pia (3-0) e sofridamente o Estrela da Amadora (1-0), não resistiu a novo jogo fora (1-1, com o Moreirense).

Um contexto de perda de cinco pontos em 12 possíveis, com o treinador alemão, campeão no seu ano de estreia (2022/23), a não resistir aos maus resultados e pobres exibições do conjunto 'encarnado'.

A mudança de treinador teve efeitos práticos nas 'águias', que desde então somaram cinco vitórias consecutivas no campeonato e uma dinâmica expressa em 19 golos marcados e três sofridos, em contraste com os 5-3 em quatro jogos de Schmidt.

Aos números de Lage, que tem ainda um jogo em atraso na Liga -- com o Nacional, interrompido devido ao nevoeiro aos oito minutos - acresce a componente exibicional, sobretudo nos primeiros jogos, num percurso iniciado em meados de setembro e que inclui vitórias na Taça de Portugal, Taça da Liga e em dois de quatro jogos na 'Champions'.

Na prova 'milionária', o Benfica mostrou o melhor e o pior: à segunda jornada deslumbrou na Luz, ao golear o Atlético de Madrid, por impensáveis 4-0, mas na ronda seguinte deu a ideia de 'esvaziar o balão', com um desempenho apático e derrota, também em casa, com o Feyenoord (3-1).

Na última ronda, na quarta-feira, em Munique, onde nunca venceu, o Benfica apresentou-se tímido e fechado, com uma linha de três centrais, quiçá a pensar no empate, mas acabou também derrotado, por 1-0.

Na equipa, tem sobressaído o 'duo' turco, formado por Kökçü, a crescer sob a liderança do treinador português, e o reforço Kerem Aktürkoglu, que chegou já após a saída de Roger Schmidt e tem sido um 'farol' na equipa benfiquista.

O extremo turco é o melhor marcador, com oito golos em todas as competições e quatro assistências, tornando-se um dos indiscutíveis no renovado 'onze', em que Lage promoveu algumas mudanças.

Desde logo, também com a entrada, ao seu terceiro jogo, de Tomás Araújo para o eixo da defesa, destronando António Silva, mas também ao desfazer o duplo pivô defensivo formado por Florentino e Leandro Barreiro, mantendo apenas a titularidade do português.

O 'clássico' de domingo, e quando a equipa está a oito pontos (e com menos um jogo) do primeiro lugar, assume a importância para além da rivalidade, com os 'encarnados' a precisarem de diminuir o fosso para o líder Sporting, que visita o Sporting de Braga no mesmo dia, horas antes, e para o FC Porto, segundo classificado, a cinco.

O jogo, no Estádio da Luz, tem início às 20:45 e terá arbitragem de João Pinheiro, da Associação de Futebol de Braga.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Pedro Gonçalves volta a calçar as chuteiras e regresso está mais perto

Sporting

Pedro Gonçalves volta a calçar as chuteiras e regresso está mais perto

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1640
2FC Porto1640
3Benfica1638
4Santa Clara1630
5Sp. Braga1628
6Vitória SC1624
7Casa Pia1623
8Moreirense1621
9Famalicão1619
10Rio Ave1619
11Gil Vicente1618
12Estrela1616
13Estoril1615
14AVS1614
15C.D. Nacional1613
16Farense1613
17Boavista1612
18Arouca1612
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

"Idiotas maquiavélicos escolheram o carro errado para ataque terrorista"

Tesla

"Idiotas maquiavélicos escolheram o carro errado para ataque terrorista"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas