Meteorologia

  • 12 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 20º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

De promessa no Real a 'flop' no Benfica. O que é feito de Javier Balboa?

Antigo jogador das águias é o protagonista da 9.ª edição da rubrica 'O que é feito de...?' do Desporto ao Minuto.

De promessa no Real a 'flop' no Benfica. O que é feito de Javier Balboa?

As nove épocas ao serviço do Real Madrid, sete delas nos escalões de formação, levaram Javier Balboa, na altura com 25 anos, a chegar a Lisboa com o 'cunho' de promessa por despontar, estatuto que viu terminado precisamente em Portugal, depois de uma passagem pelo Benfica que foi tudo menos feliz para ambas as partes.

 

O internacional pela Guiné Equatorial assinou um contrato válido por quatro temporadas e custou, de imediato, um valor a rondar os quatro milhões de euros aos encarnados. Aliciado por Quique Flores para se mudar para o Benfica, Balboa acabou por ter precisamente no treinador espanhol o seu primeiro obstáculo.

Os dois já haviam trabalhado juntos na equipa de juvenis A do Real Madrid e, talvez por isso, Balboa achou que chegaria à Luz para ser titular indiscutível. Isso não se verificou e mais tarde, quando Jorge Jesus chegou para substituir Quique Flores, o extremo viu-se a contas com uma lesão que não ajudou na sua afirmação pelo clube.

Assim, Balboa acabou por voltar a Espanha, na época seguinte, e emprestado pelas águias ao Cartagena realizou apenas 11 jogos. Em 2010/11 foi novamente cedido, ao Albacete, mas teve ainda menos tempo em campo (fez só sete partidas).

Em agosto de 2011, ao aperceber-se de que no Benfica não teria o espaço com que sonhou, Javier Balboa optou por rescindir o seu contrato e assinou, a custo zero, com Beira-Mar, numa clara tentativa de reerguer uma carreira que chegou a ser encarada como verdadeiramente promissora.

Notícias ao Minuto © Getty Images  

Foi no emblema de Aveiro que acabou por voltar a ter ritmo de jogo e fez, em cada uma das duas épocas no clube, 27 jogos, num total de nove golos marcados e sete assistências. Finalmente com as 'pazes' feitas com as lesões, Balboa mudou-se, na temporada 2013/14, para o Estoril e no ano de estreia fez 40 jogos, o máximo na sua carreira. 

Notícias ao Minuto© Getty Images  

Jogou, depois, mais uma temporada pelos canarinhos e foi em 2015 que o extremo pôs o ponto final no seu percurso em Portugal. Seguiu então viagem para o Al Faisaly FC, da Arábia Saudita, e em 24 jogos atingiu um novo recorde de golos por época: oito.

Já em final de carreira, Balboa atuou por quatro ocasiões pelos marroquinos do Al Hoceima, mas foi na Grécia que se despediu dos relvados, ao serviço do Trikala, com 15 jogos realizados e dois golos marcados.

Javier Balboa reside atualmente em Espanha e é por lá que se divide entre o comentário desportivo, no conhecido programa 'El Chiringuito', e o agenciamento de jogadores na Footfeel ISM.

Curiosamente, é ao Real Madrid que o ex-jogador tem conseguido vincular as jovens estrelas que tem à sua responsabilidade, tal como tem vindo a mostrar nas redes sociais, plataformas nas quais se mantém ativo mas onde o Benfica parece ser uma 'palavra proibida'.

Todas as semanas o Desporto ao Minuto apresenta-lhe uma nova edição da rubrica 'O que é feito de...?', que pretende recordar o percurso de algumas personalidades do mundo futebolístico que acabaram por cair no esquecimento. 

Leia Também: De jogador para treinador... e presidente. O que é feito de Hugo Almeida?

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório