"Magia" de Quenda e "porta aberta" para todos. Martínez antevê Croácia
Portugal defronta a Croácia esta segunda-feira, na última ronda da Liga das Nações.
© Getty Images
Ao Minuto Desporto Liga das Nações
Portugal joga esta segunda-feira, na Croácia, a última jornada da fase de grupos da Liga das Nações, já depois de garantido o apuramento para a próxima fase da competição. Roberto Martínez, por esse motivo, fez a antevisão à partida numa conferência de imprensa que também contou com a presença de João Cancelo.
O selecionador nacional admitiu estar a construir uma "equipa jovem e renovada" e sublinhou que todos os jogadores elegíveis têm sido observados, o que significa que a "porta está aberta" para qualquer atleta que prove o seu valor e que mereça uma oportunidade.
Sobre Quenda, que tem amanhã a possibilidade de se estrear pela equipa das quinas, Martínez disse que o mesmo tem "magia" e 'levantou o véu' sobre a possibilidade de lhe dar minutos.
Confira, abaixo, as principais ideias deixadas por Roberto Martínez e João Cancelo.
DESTAQUES
EM DIRETO
Fim da conferência
Filipe Carmo | há 43 minutos
Roberto Martínez dá por terminada a conferência de imprensa de antevisão ao jogo com a Polónia.
Que Croácia espera?
Filipe Carmo | há 43 minutos
Roberto Martínez:
"Uma Croácia que gosta de ter a bola, com personalidade, que gosta de arriscar e jogar no um para um. Amanhã vamos ver duas equipas que jogam da mesma forma e com o mesmo espírito, que vão lutar pela bola".
Mudanças no onze
Filipe Carmo | há 45 minutos
Roberto Martínez:
"Queremos terminar a qualificação numa boa forma. Espero um jogo difícil, a Croácia precisa deste resultado e é uma equipa que eu gosto de ver jogar, não só pelo talento individual, mas também pelo espírito de equipa. Admito também ter uma admiração pelo selecionador croata por isso mesmo. Sou um fã dele, mas estamos aqui para ganhar".
Chamada de vários jogadores novos nos últimos anos
Filipe Carmo | há 46 minutos
Roberto Martínez:
"Nós acompanhamos todos os jogadores que podem jogar pela seleção, a porta está aberta sempre, mas é difícil quando temos jogadores de muita qualidade e muito compromisso. Há oportunidades e durante os cinco jogos da Liga das Nações demos oportunidade a outros jogadores para eles mostrarem o que podem fazer. O grupo é maior do que era antes do Europeu e esse é o objetivo, preparar um grupo com mais competitividade".
Mudanças na Federação Portugal de Futebol
Filipe Carmo | há 49 minutos
Roberto Martínez:
"No futebol uma despedida só é boa com uma vitória. O Anthony Barry [elemento da equipa técnica de Martínez] é uma pessoa muito qualificada, que trabalhou muito bem durante estes dois anos e quero agradecer. É isto que acontece no futebol e em março teremos a nossa nova equipa técnica. Para o presidente da FPF quero agradecer pelo seu legado, que tornou mais fácil o futuro do futebol português. O que ele e a sua equipa fizeram durante 13 anos é um exemplo para o futebol mundial".
O que disse aos jogadores no intervalo com a Polónia
Filipe Carmo | há 53 minutos
Roberto Martínez:
"A primeira parte foi muito má, faltou propósito, energia e execução. Em geral, estivemos quase dois anos a trabalhar juntos e podemos ajudar os jogadores a reagirem em momentos difíceis, é esse o trabalho da equipa técnica. Amanhã é um jogo para que os jogadores tenham muita energia, amanhã teremos jogadores com energia, mas também clareza para executar os planos táticos".
Onde encaixa Quenda?
Filipe Carmo | há 55 minutos
Roberto Martínez:
"O Quenda encaixa na ala direita, já trabalhámos no estágio de setembro, e é essa a posição em que ele vai trabalhar amanhã. O Quenda traz desequilíbrio e qualidade técnica à seleção, não é a posição. É um jogador com magia, que pode desequilibrar no último terço e tem um futuro espetacular. A experiência de estar com a seleção, entrando ou não em campo, é importante. É importante que os jogadores que estão aqui conheçam os conceitos".
Seleção jovem e renovada
Filipe Carmo | há 55 minutos
Roberto Martínez:
"Sim, renovada é uma boa palavra, diria também com muito talento, Portugal tem muita formação e o objetivo era apurar para os quartos-de-final como primeiros do grupo e o que precisamos agora é de mostrar competitividade pelas posições dentro da seleção. Acrescentámos jogadores ao grupos nos últimos jogos e é muito importante ter um bom desempenho, mostrar uma boa energia e executar bem os desenhos táticos. Os três pontos não contam muito para a tabela, mas contam muito para a formação e para o trabalho que estamos a fazer para os próximos 18 meses".
Qual é o jogador croata mais perigoso
Filipe Carmo | há 1 hora
João Cancelo:
"Pessoalmente, o jogador de que mais gosto é o [Mateo] Kovacic. Se é o mais perigoso não sei, mas é o que mais gosto de ver jogar".
Ausência de Cristiano Ronaldo
Filipe Carmo | há 1 hora
João Cancelo:
"O mister decidiu dar descanso ao melhor jogador português de todos os tempos e estamos aqui para representá-lo a ele, ao Bruno, ao Bernardo e ao Neto. Queremos representar Portugal da melhor maneira sabendo que eles não vão estar por cá".
O que esperam da Croácia?
Filipe Carmo | há 1 hora
João Cancelo:
"A Croácia é uma equipa muito boa, tem jogadores que jogam nos melhores clubes da Europa. Será um jogo muito bem jogado, muito bem dividido e certamente que será um grande jogo entre duas grandes seleções".
Classificação está garantida
Filipe Carmo | há 1 hora
João Cancelo:
"Quando se joga por Portugal joga-se para ganhar, estamos a representar a nossa família e amigos que desejavam estar no nosso lugar. É o patamar mais alto da carreira de um jogador".
No que Portugal pode ferir a Croácia?
Filipe Carmo | há 1 hora
João Cancelo:
"Temos um pouco de tudo, velocidade, técnica, jogadores físicos... Eles são uma equipa muito técnica, que está praticamente ao nosso nível, e esperemos que a vitória seja nossa".
Dá conselhos aos mais jovens?
Filipe Carmo | há 1 hora
João Cancelo:
"Estou sempre pronto para ajudar os jovens. Quando cheguei à seleção também esperava que me ajudassem e eu faço o mesmo. O Nuno Tavares chegou agora, mas eu já o conhecia, tentei que se adaptasse o mais rapidamente possível e deixá-los à vontade para exprimirem o seu futebol. Tento passar-lhes que o futebol é um mundo cruel, por vezes, porque um jogo pode ditar muita coisa na carreira de um jogador. São miúdos trabalhadores, humildes e com os pés bem assentes na terra".
Intensidade é menor na Arábia
Filipe Carmo | há 1 hora
João Cancelo:
"É menor? Você não sabe porque não jogou lá, isso é um mito. Eu pensava que a liga árabe era muito mais fraca do que é na realidade. Continuo a achar que os melhores jogadores estão na Europa, sim, mas o campeonato árabe está a evoluir ano após ano e a intensidade vai crescendo. Não sinto nada que seja uma menor intensidade, sinto-me perfeitamente a nível físico e se quiser perguntar os meus dados do GPS nos treinos ao mister ele pode confirmar isso".
Competição nas laterais
Filipe Carmo | há 1 hora
João Cancelo
"É muito bom ter grandes jogadores a competir comigo nas laterais. Todos queremos o mesmo, um lugar no onze, e é para isso que trabalhamos no dia a dia. É uma luta interessante, somos todos grandes jogadores e cabe ao mister decidir depois".
Expetativas para o jogo
Filipe Carmo | há 1 hora
João Cancelo:
"Não conta muito a nível de pontos, mas conta para o nosso orgulho. Queremos mostrar que estamos a jogar por Portugal, a um altíssimo nível, e jogamos sempre para ganhar seja em que jogo for, mesmo se for um amigável, o que não é neste caso".
Aguarda-se a chegada de Martínez à sala
Filipe Carmo | há 1 hora
Roberto Martínez deverá começar a falar a partir das 16h.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com