É um Sporting altamente motivado aquele que o Arsenal irá encontrar no Estádio José de Alvalade esta terça-feira, na quinta jornada da fase regular da Liga dos Campeões. Os leões, com 10 pontos, vão iniciar a partida na segunda posição da tabela, só atrás do Liverpool, e precisam de olhar muito para baixo para encontrarem o adversário: os gunners, com sete pontos, estão no 12.º lugar.
Também o momento de forma é mais sorridente para o clube lisboeta, dado que é preciso recuar até ao dia 1 de outubro para encontrar o último jogo que não foi ganho pelo Sporting. Desde então, verdes e brancos já entraram em campo por nove vezes, com 100% de aproveitamento, e um dos últimos confrontos foi, precisamente, diante do Manchester City, triunfo que continua bem presente na memória dos adeptos. O Arsenal, por outro lado, tem sofrido com falta de consistência esta época e se voltarmos a ter como referência o dia 1 de outubro, os gunners disputaram 10 jogos e destes só saíram por cima cinco vezes.
Por fim, nem ao histórico de confrontos os adeptos do emblema inglês se podem 'agarrar'. Nas quatro ocasiões em que os dois clubes se defrontaram, duas delas terminaram com empates e houve mais um triunfo para cada lado. No último, em março do ano passado, o Sporting levou a melhor nas grandes penalidades, avançando para os 'quartos' da Liga Europa, onde depois 'caíram aos pés' da Juventus.
De um lado do campo irão estar os comandados de Mikel Arteta, treinador espanhol que está na sua sexta época no Emirates Stadium, enquanto que do outro está um Sporting renovado recentemente por João Pereira que tem, naturalmente, muitas das ideias de Ruben Amorim, recém-contratado pelo United, rival do Arsenal na Premier League.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h desta terça-feira, no Estádio José de Alvalade, e contará com arbitragem do polaco Szymon Marciniak.
Treinadores em discurso direto
João Pereira
Jogo com o City deu confiança? "Creio que já antes do City, tendo em conta o que o Sporting conseguiu fazer na Champions, os jogadores já tinham o pensamento de atingir os playoffs. Foi uma vitória moralizante, mas que só deu três pontos. Ajudou muito, mas sabemos que os jogos não são iguais".
Identidade do Sporting será igual contra o Arsenal? "Retirar a identidade ao Sporting é retirar a identidade aos jogadores e aquilo que eles estão habituados a fazer. Sabemos que não vamos conseguir pressionar durante 90 minutos, porque isso é difícil e nem nos jogos com equipas portuguesas se consegue fazer. Vão haver momentos em que eles vão ter mais bola e nós vamos ter de fechar bem a bola e escolher o momento certo para saltar na pressão. É uma equipa que vai trazer problemas, mas queremos continuar a fazer bons jogos e muitos golos".
10 pontos na Champions retiram pressão? "Os objetivos foram definidos no início da temporada e um deles é o acesso aos playoffs. Estamos bem posicionados, mas vamos pensar jogo a jogo. Temos o jogo de amanhã para tentar vencer e faremos as contas no final".
Mikel Arteta
Jogo difícil: "Aquilo que o Sporting tem feito esta época, marcando sempre nos jogos em casa e fora, leva-nos a crer que temos que ser muito consistentes neste jogo. [Gyokeres?] Quero falar da equipa e não apenas de um jogador. Percebo a pergunta, mas o Sporting tem muita qualidade individual e jogadores tremendos para todas as posições."
Encontro da época passada: "É sempre um bom exercício, mas esses jogos foram há dois anos e é difícil reconhecer a equipa. Creio que as duas equipas estão mais fortes. O que eles [Sporting] têm feito é incrível, mas nós também progredirmos como equipa. Estamos aqui outra vez, mas agora a competição é outra, e temos que estar ao melhor nível para vencer."
Vitória do Sporting ante o City: "Observámos esse jogo para perceber como jogam nas várias posições, e outros para termos um quadro mais alargado, mas essa partida do Sporting foi de facto notável."
Últimos resultados
Sporting: V-V-V-V-V
Arsenal: V-D-D-E-V
Últimos onzes
Sporting: Vladan Kovacevic, Jeremiah St. Juste, Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Iván Fresneda, Daniel Bragança, Morten Hjulmand, Ricardo Esgaio, Francisco Trincão, Conrad Harder e Marcus Edwards.
Arsenal: David Raya, William Saliba, Gabriel Magalhães, Jurrien Timber, Riccardo Calafiori, Jorginho, Mikel Merino, Martin Odegaard, Bukayo Saka, Gabriel Jesus e Leandro Trossard.
Ausências
Sporting: Zeno Debast e Eduardo Quaresma (em dúvida); Pedro Gonçalves e Nuno Santos (lesão).
Arsenal: -
Leia Também: Da conversa com Amorim ao interesse em Gyokeres. O que disse João Pereira