Powered by Betano
terminado
FC Porto
Porto
2
:
0
Casa Pia AC
Casa Pia
Premier League
Ipswich Town FC
Ipswich Town
Amanhã
19H30
Crystal Palace FC
Crystal Palace
1
2.92
X
3.20
2
2.35
Premier League
AFC Bournemouth
Bournemouth
Amanhã
19H45
Tottenham Hotspur FC
Tottenham
Premier League
Leicester City FC
Leicester
Amanhã
20H15
West Ham United FC
West Ham United
1
2.77
X
3.35
2
2.40

Portugal vai "fazer tudo" para estar no Europeu feminino

O selecionador Francisco Neto assegurou hoje que a seleção portuguesa feminina de futebol está preparada para vencer o jogo de terça-feira frente à República Checa, em Teplice, que decide qual formação vai marcar presença no Europeu2025.

Notícia

© Getty Images

Lusa
02/12/2024 21:04 ‧ há 2 horas por Lusa

Desporto

Francisco Neto

"Espero que as pessoas não fiquem à espera deste resultado para continuar a desenvolver o futebol feminino. Queremos muito estar lá, não estou a sacudir a pressão, e vamos fazer tudo para o conseguir. No entanto, o crescimento do futebol feminino é imparável e não pode depender de um só jogo", afirmou Francisco Neto.

 

O técnico luso falava na conferência de imprensa de lançamento da partida com a República Checa, em Teplice, marcada para terça-feira, relativa à segunda mão do último play-off de qualificação para o Europeu, após o empate a uma bola (1-1) registado na sexta-feira, no estádio do Dragão, no Porto.

"Sabemos e assumimos a responsabilidade de estar nas fases finais, mas não é justo depositar todo o desenvolvimento num único jogo, e nestas 25 jogadoras. Elas têm noção da responsabilidade de estar num Campeonato da Europa", reforçou o selecionador.

O treino de hoje das 'navegadoras', que durou uma hora na AGC Arena, em Teplice, decorreu sob baixa temperatura, entre os um e os dois graus, e sensivelmente à hora da partida de terça-feira, com as 25 jogadoras disponíveis.

"O frio, a chuva e o relvado são fatores que não controlamos. Temos de ter capacidade de adaptação, perceber como a bola circula e ajustarmo-nos. É diferente estar num relvado rápido. Se estiver mais lento, a bola circula mais devagar, o que significa que a pressão chegará mais cedo e teremos de nos posicionar de maneira diferente. Essa é a parte que depende de nós", vincou.

Sobre o adversário, Francisco Neto reconheceu que espera um encontro equilibrado, e que vai exigir que os índices de concentração estejam no nível máximo, mostrando-se satisfeito com a forma física das jogadoras portuguesas.

"As expectativas são de um jogo muito disputado, mais intenso, que nos obrigará a aumentar os níveis de concentração. O 'onze' será transmitido às jogadoras mais logo. As 25 que viajaram estão aptas. Pelo domínio e desgaste [na primeira mão], conseguimos gerir e recuperar. A estratégia e o que temos planeado serão transmitidos mais logo. Quem irá iniciar a partida estará fresca e com vontade", garantiu.

Por seu turno, a capitã Dolores Silva também falou aos jornalistas na véspera do República Checa-Portugal, realçando que as portuguesas estão habituadas a jogar com pressão e responsabilidade.

"A expectativa é sempre a mesma, embora saibamos que é um jogo que garante a qualificação para o Euro. Temos a responsabilidade e estamos focadas em trabalhar e corrigir o que não correu tão bem no último jogo. Queremos fazer um grande jogo por Portugal", afirmou a centrocampista do Sporting de Braga.

E acrescentou: "Trazemos sempre o que fizemos de bom e o que temos de corrigir. Estamos a jogar fora, num jogo decisivo, com uma temperatura a que não estamos habituadas. Temos de querer mais do que elas. A seleção está habituada a jogar com esta pressão e responsabilidade. Queremos fazer história por Portugal. É fundamental estarmos focadas ao máximo, procurar criar e jogar como Portugal: corajosas, sem medo de nada nem de ninguém".

Dolores Silva comentou ainda o recorde de público numa partida de futebol feminino em Portugal que foi alcançado no Dragão (40.189 espetadores), salientando que tal proporcionou "uma sensação única" e que espera que se torne habitual.

"Espero, acima de tudo, que as minhas colegas desfrutem do momento, joguem da melhor maneira possível e consigamos o apuramento", rematou a futebolista.

Leia Também: Jogador do Shakhtar perdeu o pai na guerra da Ucrânia. Eis a homenagem

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Francisco J. Marques 'arrasa' contas do FC Porto: "E vai ser pior..."

FC Porto

Francisco J. Marques 'arrasa' contas do FC Porto: "E vai ser pior..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Stellantis revela motivo da saída abrupta do português Carlos Tavares

Stellantis

Stellantis revela motivo da saída abrupta do português Carlos Tavares

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas