O Benfica recebe, na tarde deste sábado, o Vitória SC, em jogo da 13.ª jornada da I Liga, sabendo já que uma vitória e até um empate lhe garantirá nova aproximação ao primeiro lugar ocupado pelo Sporting, que perdeu pela segunda ronda consecutiva.
Por essa razão, a formação encarnada orientada por Bruno Lage tem todas as razões para entrar a todo o vapor no Estádio da Luz e confirmar aquilo que tem sido a tendência dos últimos anos.
Falamos, pois claro, do histórico de confrontos nos jogos entre águias e vitorianos na Luz. Em 90 ocasiões, o Benfica só foi derrotado em casa pelo Vitória por nove vezes e a última remonta a... 2009.
Quer isto dizer que o Vitória não sabe o que é ganhar no Estádio da Luz há 17 jogos consecutivos num total de... 15 anos.
Ainda assim, Rui Borges revela-se confiante num bom resultado da sua equipa em Lisboa, mas também não deixou de lembrar "que o mínimo erro contra equipas desta qualidade pode fazer a diferença".
O pontapé de saída na partida entre Benfica e Vitória SC está agendado para as 18h00 deste sábado, com arbitragem de Miguel Nogueira, da associação de Lisboa. Mais logo, como habitualmente, poderá acompanhar todas as incidências deste jogo no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Bruno Lage
Dança das cadeiras na I Liga: ""Não é o campeonato português, é o futebol português. O meu filho joga numa equipa que em cinco ou seis jogos só venceu um e o treinador também já foi substituído, estamos a falar de miúdos de nove e 10 anos. O mais importante é o que fazemos a cada momento, por isso concentro-me no que podemos fazer e não adianta olhar para trás. Quando estamos num bom momento, o que pretendemos é juntar mais boas exibições. Há que ter humildade e perceber o que temos de fazer já amanhã".
Reconquista é o mote?: "Não sei se será, mas o que sentimos é que há um trabalho de equipa muito grande. Todos os jogadores contam, todos têm contribuído para os nossos resultados. O que aconteceu no jogo com o Estrela, com o Arthur, e ele passados três dias faz um golo que nos vale três pontos... É esse o sentimento que quero, reforço o almoço que eles tiveram há três dias para celebrar o aniversário do Amdouni, um sentimento de união e de que todos contam".
Rui Borges
ADN vai manter-se: "Não mudamos a nossa ideia de jogo, independentemente do adversário. Não deixaremos de ser Vitória e de tentar ganhar, que será sempre o nosso objetivo. (...) Não vamos fugir ao que temos sido. Quando estivermos mais baixos, será porque o adversário estará melhor".
A importância da eficácia: "Convém sermos eficazes, porque poderemos ter menos oportunidades. Mas podemos ter dois lances e fazer dois golos. O futebol é imprevisível. Se mantivermos a energia apresentada e jogarmos com rigor, acredito que faremos um grande jogo e sairemos com a vitória".
Últimos resultados
Benfica: VVVVD
Vitória SC: VEVDV
Últimos onzes
Benfica: Anatoliy Trubin, Alexander Bah, Nicolás Otamendi, Tomás Araújo, Álvaro Carreras, Fredrik Aursnes, Florentino Luís, Ángel Di María, Orkun Kökçü, Kerem Aktürkoğlu, Vangelis Pavlidis
Vitória SC: Bruno Varela, Bruno Gaspar, Óscar Rivas, Toni Borevkovic, João M. Mendes, Manu Silva, Tomás Händel, Kaio César, Samu Silva, Nuno Santos, Jesús Ramírez
Ausências
Benfica: Tiago Gouveia e Renato Sanches (lesionados); Orkun Kokçu (castigado)
Vitória SC: Borekovic (em dúvida); Mikel Villanueva (lesionado)
Leia Também: Bruno Lage deixa crítica recorrendo ao filho e recorda saída do Botafogo